setembro 12, 2017

O FOTÓGRAFO NEGRO DO SERTÃO POTIGUAR


JOSÉ EZELINO

EXPOSIÇÃO RESGATA O TRABALHO DO FOTÓGRAFO
DO SERTÃO POTIGUAR DO SÉCULO XIX

Os primeiros retratos de pessoas negras do Rio Grande do Norte,  fotografadas por José Ezelino da Costa (1889 - 1952), estão sendo apresentadas ao público,  pela primeira vez, em uma exposição. Além de fotógrafo revolucionário, ele bordava e pintava seus próprios cenários, era músico e formou uma das primeiras bandas de jazz, no início do século 20. no Seridó Potiguar. Autodidata, tocava violino e saxofone. Aprendeu a revelar as próprias fotos a partir de manuais. José Ezelino ressurge, um século depois, para tornar a história da fotografia potiguar menos monocromática.

"Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19”, abordando o resgate do trabalho do fotógrafo do sertão potiguar, encontra-se em cartaz no Natal Shopping, Natal/RN. O projeto fica em cartaz até o dia 28 de setembro de 2017.

A exposição, que tem curadoria de Ângela Almeida e expografia de Rafael Campos e Michelle Holanda, conta com 40 fotografias. Os retratos revelam a identidade social da cultura negra e o dia a dia da região do Seridó, cuja sociedade da época era predominantemente branca, comandada por uma elite de coronéis e fazendeiros. A pesquisadora contou com o apoio da sobrinha-neta do retratista, a arquiteta Ana Zélia Moreira, que apresentou o álbum de família, herança deixada por sua mãe.

José Ezelino nasceu em 1889, na cidade de Caicó. Filho de pais escravos, tornou-se fotógrafo quando a fotografia ainda era recente para um sertão distante dos centros urbanos do Brasil.

Ele conseguiu a façanha de retratar a si e aos seus familiares usando a mesma linha estética das famílias de alta classe da região Sudeste brasileira e dos países europeus colonizadores. Figurino, direção, cenários e captação eram criações do próprio artista. Isso sem nunca ter tido acesso a nenhum tipo de referência, pois sua viagem mais longa foi à cidade do Recife (PE).

...fonte...





Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!