outubro 07, 2015

OUTUBRO ROSA: ESTAMOS COM VOCÊS!!


O BLOG POTIGUARTE APOIA ESSA IDEIA!

Para o mês em curso, o blog Potiguarte, aderindo à campanha do Outubro Rosa, exibirá em sua página - excepcionalmente - um laço de fita rosa, símbolo da campanha que objetiva estimular a participação da população, empresas e entidades na luta contra o câncer de mama. Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Prevenção será sempre o melhor caminho!

OUTUBRO ROSA
PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO

O QUE É O OUTUBRO ROSA?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A popularidade do “Outubro Rosa” alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos e a história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor.

Alguns dos fatores de risco são: a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.

SINTOMAS

Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Ou seja, se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

Se você é mulher com 40 anos ou mais, visite seu ginecologista uma vez por ano e faça os exames necessários regularmente! 
 
Cuide de você!    
 
...visite...
 www.minhavida.com.br    
 
   
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!