abril 30, 2015

NASCIDA PARA A FELICIDADE

 
 “NASCIDA PARA A FELICIDADE”
Antônia Alves de Amorim Morais

“Quem ler este livro irá encontrar a saga de uma mulher de fé inquebrantável, que não remove montanhas, mas supera doenças. Quem folhear estas páginas conhecerá – se já não conhece – uma mulher de virtudes incontáveis, tais quais  as ondas que no mar se formar. Quem se ativer aos depoimentos de seus amigos e parentes, descobrirá uma mulher de grande religiosidade, por isso mesmo de enorme generosidade.” (João Aurimar Correia de Morais)

“NASCIDA PARA A FELICIDADE”
Antônia Alves de Amorim Morais 

Por
José Carlos da Silva
Editor blog Potiguarte

Antonio Nahud chega com o seu mais novo livro “NASCIDA PARA A FELICIDADE”, uma biografia de Antônia Alves de Amorim Morais. O lançamento será na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, 06 de maio, às 19h. O exemplar, com o Selo da Oito Editora,  será vendido ao preço de 20 reais e todo o rendimento será revertido para a Casa do Menor Trabalhador – Irmã Lúcia, em Natal/RN.

Segundo o autor, quando foi convidado por Diogenes da Cunha Lima Neto para contar a vida de Antônia Alves de Amorim Morais, ficou receoso. Primeiro, porque não a conhecia; Segundo, porque nada sabia de sua trajetória e o tempo proposto era curto. “Temia lidar com uma dondoca mimada, do tipo que usaria a biografia como troféu mundano. Mas nada é por acaso. Logo no nosso primeiro encontro percebi a honestidade e o coração de ouro de dona Toinha, e soube, então, que a proposta era válida, só teria a ganhar – e aprender – com essa vida tão generosa e cheia de amor”, declarou o escritor.

Autor de 11 livros, o escritor baiano Antonio Nahud é jornalista, poeta, dramaturgo e ensaísta. Sua obra literária aborda diversos gêneros, da crônica à poesia, de contos a ensaios. Viveu anos em Lisboa, Londres, Madri e Barcelona. Desde 2010 mora em Natal, sua Noiva do Sol, recebendo o Título de Cidadão Natalense em 2013. Passo a passo vem sendo reconhecido como um dos novos valores da literatura nordestina. 

 Tuquinha & Toinha
 
A VIDA PASSADA A LIMPO
DE QUEM NASCEU PARA A FELICIDADE

Por
Carla Lisboa
Jornalista e Revisora 

A vida passada a limpo em um texto leve com um enredo atraente nos prende a atenção até o fim. Essa é uma das magias do livro “NASCIDA PARA A FELICIDADE”,  apesar de contar a história comum de uma família brasileira. 

Imagino que essa atração ocorre justamente por causa dessa curiosidade de saber como alguém, com uma vida comum, conquistou a felicidade familiar. O título remete à vida de uma família do Rio Grande do Norte. Uma dessas famílias que, com sua luta, escreve a história da vida privada do povo brasileiro.

Personagem principal da narrativa, à medida que a história vai sendo contada, dona Antônia sai do primeiro plano e deixa sua família, amigos e amigas e toda uma história de vida brilhar no palco da vida. O tempo todo, durante a narrativa, vimos e sentimos a presença desta mulher brasileira, nordestina, trabalhadora, católica, forte. 

Uma matriarca que faz,  cotidianamente e sem nenhum exagero, largo uso de sua alegria de viver para estimular a todos a superar barreiras, a não desistir da luta e a conquistar vitórias. Todas as dificuldades, empecilhos, dores e perdas, enfim, todas as pedras colocadas no caminho não serviram de barreira, e sim de escada para alcançar cada vez mais a estabilidade financeira, emocional, religiosa e, sobretudo, a paz na família.

A história de dona Antônia confirma que a unidade familiar , o temor a Deus, a perseverança na fé, o trabalho, o carinho e o amor são ingredientes desta receita mágica que levam pessoas alegres a superar qualquer dificuldade que a vida possa impor. Toinha, como é chamada carinhosamente pela família e pelos amigos e amigas, é um exemplo de mãe, esposa e mulher que transformou uma simples história cotidiana e comum em um verdadeiro conto de fadas.

A história de Toinha é igual à de uma grande maioria de mulheres brasileiras. Se, por um lado, são relatos como estes que registram a história da vida privada das mulheres brasileiras. Por outro, é também um exemplo de vida, de garra. É um estímulo para quem está esmorecido, muitas vezes no escuro, vivendo derrotas, a acreditar em si mesma, a se erguer diante dos desafios e dar a volta por cima.

É ainda uma obra que valoriza o poder da mulher de ser luz que ilumina e revela caminhos alternativos para todos os tipos de vitórias. Dona Antônia é essa pessoa simples que soube sacudir a poeira e prosseguir em busca das vitórias que a vida lhe reservava. É essa mulher que avançou sobre todas as crises e adversidades com dignidade e respeito.

Carla Lisboa
Brasília-DF, verão de 2015

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!