janeiro 24, 2015

DANÇA POTIGUAR MUNDO AFORA

ALEXANDRE AMÉRICO
INTERNATIONALES SOLO-TANZ-THEATER FESTIVAL
18 bailarinos irão participar da versão 2015 do evento. 
Na seleta lista figuram dois africanos, um bailarino do Oriente Médio, 
muitos europeus e três americanos: um dos Estados Unidos, 
outro do Equador e o natalense Alexandre Américo.
 Fotografia:Divulgação
 
DANÇA POTIGUAR MUNDO AFORA

Por
Yuno Silva 
TRIBUNA DO NORTE

Um dos festivais de dança mais importantes do mundo no quesito solo contemporâneo, o Internationales Solo-Tanz-Theater Festival, que acontece no mês de março em Stuttgart na Alemanha, divulgou (dia 16) o nome dos 18 bailarinos que irão participar da versão 2015 do evento. Na seleta lista figuram dois africanos, um bailarino do Oriente Médio, muitos europeus e três americanos: um dos Estados Unidos, outro do Equador e o natalense Alexandre Américo. Único representante brasileiro, Alexandre irá estrear a coreografia “Myoclonus”, segunda parte da trilogia concebida por ele que investiga a fronteira entre a dança, o movimento e espasmos musculares involuntários.

“Convivo com uma epilepsia leve, que não provoca convulsões e sim espasmos, então comecei a trabalhar o assunto quando ainda estava na universidade. Não acreditava no início que este estudo me levasse a algum lugar, é complicado lidar com as próprias limitações, mas comecei a entrar em contato com outras criações que seguem por esse mesmo caminho e fui mais fundo”, contou o bailarino de 24 anos. A primeira parte da coreografia, intitulada “Clono”, foi apresentada durante programação da Virada Cultural de Natal em dezembro passado na Ribeira.
 
Ambas coreografias contam com trilha sonora original, executada ao vivo pelo irmão-guitarrista do bailarino. “Como ele não vai poder viajar, vamos levar a música gravada”.

ALEXANDRE AMÉRICO
INTERNATIONALES SOLO-TANZ-THEATER FESTIVAL
O bailarino potiguar vai mostrar “Myoclonus”, 
segunda parte da trilogia que investiga a fronteira 
entre a dança e os movimentos involuntários do corpo.
  Fotografia:Divulgação

Esta será a 19ª edição do Festival alemão, que em abril de 2014 trouxe para Natal oito performances apresentadas durante a etapa internacional do Encontro Nacional de Dança Contemporânea. “É um festival competitivo, e além da premiação em dinheiro (em Euros) os seis melhores trabalhos deste ano também participam de uma turnê pela Europa – em 2016 ainda fazem um giro pelo Brasil. E é bem possível que passe por Natal de novo”, acredita. São premiados os três melhores trabalhos e os três melhores intérpretes. O festival cobre despesas de transporte, hospedagem e alimentação.

Américo disse que se inscreveu “na cara dura”, entrando no páreo contra mais de 200 candidatos da Europa. As coreografias inscritas têm entre 9 e 12 minutos de duração, e a busca é pela originalidade, ousadia e consistência da obra. 

 
ALEXANDRE AMÉRICO
INTERNATIONALES SOLO-TANZ-THEATER FESTIVAL 
 Alexandre entrou no páreo concorrendo contra
mais de 200 candidatos da Europa
 Fotografia:Divulgação

“Essa coreografia está calcada em uma estética mais conceitual, que discute a própria natureza da dança. Exploro modos diferentes do movimento”, explicou o bailarino potiguar. Como referências ele cita os trabalhos desenvolvidos pelas norte-americanas Trisha Brown e Meg Stuart, o francês Jerome Dell e os paulistas Cristian Duarte e Leandro Berton, com os quais Américo mantêm contato.

Em tempo: Américo também foi o único brasileiro selecionado para participar do 6º Festival Internacional de Dança Mahmud Esambaev, acontecido em outubro do ano passado na Rússia, de onde trouxe o prêmio principal.

 
Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!