outubro 21, 2014

UM PROFESSOR POTIGUAR NOTA 10

EMANUEL ALVES LEITE
PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10
Para quem concorreu com 3.500 projetos de todo o país,
o professor de Artes Emanuel Alves Leite, 27 anos, disse que
 “não deixa de ser uma surpresa” o fato de seu projeto
 “Lugar de circo é na escola” estar entre os dez
vencedores do  Prêmio Educador Nota 10, 
promovido pela Fundação Victor Civita, 
parceria com a Fundação Roberto Marinho
Fotografia: Divulgação

UM PROFESSOR POTIGUAR NOTA 10

Via
ASSECOM EDUCAÇÃO/RN

A  Fundação Victor Civita, em parceria com a Fundação Roberto Marinho,  realizaram nesta segunda-feira (20), em São Paulo, a etapa final do Prêmio Educador Nota 10, certame que homenageou os melhores professores do país e,  neste ano,  contou  com um potiguar entre os dez educadores premiados.

Com o projeto “Lugar de circo é na escola”, desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Lourdes Bezerra, localizada em Macau/RN, Emanuel Alves Leite, venceu mais de 3.500 projetos inscritos de todas as regiões do Brasil e conquistou o título educador nota 10.

Formado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Emanuel “Coringa”, como é conhecido, desenvolveu o trabalho premiado na escola onde lecionava durante todo o ano de 2013. “Para que pudesse levar a arte circense para a escola, contei com o total apoio da minha escola, que abriu as suas portas para minha ideia”, explica Coringa.

Durante as aulas de artes, o professor mostrava as várias facetas que o circo pode ter, seja nos populares, comuns a realidade da cidade em que a escola está, ou a grandeza e sofisticação dos grandes circos, como o Cirque de Soleil. “Encontrei algumas resistências por ministrar algumas das minhas aulas vestido de palhaço, o que casou um burburinho na escola”, explicou Coringa.

Envolvendo toda a escola durante dois semestres letivos, estudantes e a comunidade escolar participaram de oficinas, conheceram de perto a profissão de palhaço, desenvolveram estudos a cerca do papel que o circo desempenhou ao longo das épocas e perceberam como o circo pode ser um instrumento importante na aprendizagem da arte.

Concorrer com projetos de todo o país não intimidou Emanuel, mas conquistar, etapa por etapa, o prêmio foi uma das maiores surpresas que o professor teve: “Foi algo que me deixou feliz, pois representa todo o empenho que eu, a coordenação pedagógica, direção e alunos tiveram para executar o projeto. O grande prêmio está no aprendizado que todos nós tivemos”.

Nesta segunda, ele foi contemplado, juntamente com outros nove professores, entre outros prêmios, com um cheque no valor de R$ 15.000 em reconhecimento aos trabalhos prestado ao ensino do Brasil. O prêmio, que é o mais importante do gênero na América Latina, acontece desde 1998 e já premiou mais de 180 professores.

Os trabalhos premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.

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