junho 21, 2014

POTIGUAR CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL

UNISIM DESIGN CHALLENGE
Herbert Senzano (centro) recebe prêmio em competição internacional 
Evento  promovido pela Honeywell Process Solutions
Fotografia: Cedida

ESTUDANTE POTIGUAR CONQUISTA PRÊMIO INTERNACIONAL

Via
TRIBUNA DO NORTE

O estudante de mestrado de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  Herbert Senzano Lopes, venceu a competição internacional UniSim Design Challenge. O evento é promovido pela Honeywell Process Solutions.

Herbert Senzano trabalhou em parceria com a professora Vanja Maria de França Bezerra no desenvolvimento de uma solução para mostrar como gases tóxicos expandidos podem ser reutilizados para gerar energia elétrica.

O projeto “Recuperação de Gás Expandido para Geração de Eletricidade” foi apresentado no início deste mês no simpósio anual da Honeywell Users Group, voltado para a área de automação e de processos.

SOLUÇÕES INOVADORAS

“Herbert Senzano e a Professora Vanja França mostraram como um software de simulação pode fazer mais do que criar processos de produção. Pode criar soluções inovadoras que reduzam o impacto ambiental dos processos”, disse Vilmal Kapur, presidente da Honeywell Process Solutions.

Com o UniSim Design da Honeywell, Herbert Senzano e a professora Vanja França determinaram como o oxigênio alimentado junto com o gás expandido podem ser usados para aumentar a potência elétrica de compostos orgânicos voláteis lançados no ar através de um queimador. A simulação feita por eles gerou 2.126 MW de potência elétrica e revelou um grande potencial para ajudar a reduzir o lançamento de dejetos orgânicos e óxidos na atmosfera.

SAIBA MAIS

DEPARTAMENTO ENGENHARIA QUÍMICA DA UFRN

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) é responsável pelo oferecimento de disciplinas nos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. O Curso de Engenharia Química da UFRN, o qual foi criado em 1974 e reconhecido em 1978. Inicialmente pertencia ao Departamento de Engenharia Mecânica e Química, tendo a primeira turma sido formada em julho de 1978. Com as modificações gradativas ocorridas no currículo inicial do curso, elevaram-se o número de disciplinas, de docentes e de atividades diversificadas. Em conseqüência disso, em 1980 houve o desmembramento do Departamento Engenharia Mecânica e Química e a criação do atual Departamento de Engenharia Química (DEQ) para dar suporte ao curso de graduação, o que permitiu, com a adoção de uma política de investimento maciço na qualificação do Corpo Docente, a implantação de um curso de Pós-graduação, em nível de mestrado, em 1988. O corpo docente do DEQ é composto exclusivamente por Doutores que atuam junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ).

O QUE É ENGENHARIA QUÍMICA

A Engenharia Química é a profissão que combina os conhecimentos de matemática, química, biologia, física e outras ciências para, através do estudo, prática e experiência, aplicar e desenvolver formas econômicas de utilização de massa, energia e quantidade de movimento para a uma posição única na interface entre ciências moleculares e engenharia e consegue se manter em estreita colaboração com outras disciplinas e engenharias, como: ciência e engenharia de materiais, computação científica, ciência da computação e engenharias mecânica, civil e elétrica. Desse modo, a Engenharia Química oferece oportunidades ímpares e consegue propor soluções criativas e eficazes para os problemas técnicos da atualidade. Profissionais graduados e pós-graduados em Engenharia Química possuem habilidades técnicas que os absorve em indústrias, na academia, consultoria, dentre muitos outros.

...fonte...

...visite...

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
 Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!