fevereiro 15, 2014

RELÍQUIAS DO PATRIMÔNIO NORDESTINO

FERNANDO CHIRIBOGA
AS RELÍQUIAS DO PATRIMÔNIO MATERIAL NORDESTINO
Foram dois anos entre elaboração e finalização do projeto, de  10 mil 
a onze mil quilômetros rodados pelos nove estados do Nordeste. 
As viagens foram intensificadas no segundo semestre de 2013
e foram necessários dois meses para a edição do livro,
que tem 252 páginas e mais de 320 fotografias
Fotografia: Divulgação

FERNANDO CHIRIBOGA LANÇA RELÍQUIAS

Por
Sergio Vilar
PORTAL NO AR

Por mérito de um olhar singular, ao qual sobrepõe as belezas de uma edificação e busca nos recônditos das histórias e da importância de preservação dos monumentos históricos e culturais do Nordeste brasileiro, as imagens retratadas pelas lentes do fotógrafo Fernando Chiriboga transformaram-se, assim como o real capturado, em “Relíquias”.

O livro-álbum “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil”, com o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia, através da Lei Rouanet de incentivo a cultura, do Ministério da Cultura, reunindo mais de 250 páginas com fotografias de edificações seculares dos nove estados da região Nordeste, será lançado no próximo dia 20 de fevereiro, às 19h, na Livraria Saraiva do shopping Midway Mall, Natal/RN, 

Assim como o título do livro sugere, ‘Relíquias’ retrata o imensurável legado construído pelos nossos antepassados, dotados de belezas arquitetônicas em sua diversidade patrimonial, um verdadeiro testemunho da história do Brasil.

O 11º livro de Chiriboga, diferente dos seus outros lançamentos, vai além das exuberantes paisagens da região potiguar. “O Nordeste brasileiro é um mundo fascinante por excelência, repleto de história, encanto e mistério. Com este meu novo trabalho, acalento o sonho de poder favorecer a valorização e a preservação do seu importante patrimônio arquitetônico”, conta Chiriboga na entrevista abaixo, exclusiva para o Portal No Ar.

O livro-álbum, além de suas ricas imagens, contém legendas com texto em português e inglês, projeto gráfico e coordenação de pesquisa de Leila Maria Medeiros de Chiriboga, esposa do fotógrafo, tradução de Jennifer Sarah Cooper, Maria Júlia de Medeiros Chiriboga, Paulo Vitor de Medeiros Chiriboga e Lucas Bezerra de Medeiros Lima como auxiliares de pesquisa e, impressão e acabamento da Gráfica Santa Marta Ltda.

FORTE DOS REIS MAGOS – NATAL/RN
Fotografia: Fernando Chiriboga

COLEÇÃO

De 2004 até hoje, Fernando Chiriboga lançou dez livros de fotografias sobre o Rio Grande do Norte. O “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil”, é o 11° de sua carreira.

O primeiro foi “Matas Potiguares – Natureza e Surrealismo”, um ensaio fotográfico da Mata Atlântica Potiguar, com poemas de Leila Medeiros.

Em 2005, “Praias e Dunas – Rio Grande do Norte”, com fotos do litoral potiguar. Já em 2007, Chiriboga retratou as belezas do sertão potiguar, com o livro “Seridó – Paisagens de um Sertão Encantado”.

Voltando para o litoral, em 2008, Chiriboga uniu suas fotos aos relatos de pescadores do litoral, no livro “De Ondas e Ventos: Potiguares na Imensidão do Mar”.

Em 2009, publicou o “Natal – Luzes da Cidade”, com as fotos da capital potiguar iluminada.

As serras do alto oeste do estado foram destaque no livro “Serras Potiguares – Terras do Alto Oeste”, lançado em 2010. No mesmo ano, Chiriboga fez ensaio com as paisagens do litoral potiguar.

Em 2011, lançou dois livros, o “Mangues Potiguares – Vida e Marés”, com fotos das florestas de manguezal do Rio Grande do Norte, e depois,” Céu, Terra, Mar – Rio Grande do Norte”, com imagens áreas das belezas naturais do estado.

E em 2012, lançou o “Caminhos de Sertão e Mar”, 10° livro de Chiriboga, com 140 páginas, que revela belezas do Oeste do Rio Grande do Norte, com cenários encantadores, como as Dunas do Rosado, em Porto do Mangue, o Lajedo do Rosário, em Felipe Guerra, os morros de areias coloridas na praia de Tibau, entre outros lugares do sertão. A obra também traz poemas de escritores potiguares, como Deífilo Gurgel, Henrique Castriciano, Homero Homem, Othoniel Menezes, Zila Mamede e outros.

...fonte...

...visite...

!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013/2014

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!