janeiro 13, 2014

POTIGUARES NA SELEÇÃO BRASILEIRA

MARINHO CHAGAS
ÚNICO POTIGUAR QUE DISPUTOU UMA COPA DO MUNDO
UM DOS GRANDES LATERAIS-ESQUERDOS DO FUTEBOL BRASILEIRO
HOJE, MARINHO VIVE EM NATAL, CIDADE ONDE NASCEU
Fotografia: Dibulgação

POTIGUARES NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Por

Everaldo Lopes
repórter e colunista
TRIBUNA DO NORTE

Do carioca Nilo Murtinho Braga em 1923 a Souza em 1997, contando ainda com as presenças dos mossoroenses Dequinha e Nonato, de Lula e Souza foi o período em que o futebol do Rio Grande do Norte deu a sua pequena porém importante colaboração à história da Seleção Brasileira. Desse pequeno grupo de seis jogadores, apenas um – Marinho Chagas participou de uma Copa do Mundo – a de 1974,  mas que ficou distante do título máximo. Apesar do bom desempenho da equipe brasileira, o melhor resultado foi a vitória sobre a Argentina. Não foi uma presença brilhante dos comandados de Zagallo, sendo eliminada pela Holanda. O louro Marinho, ainda sem muita experiência e parecendo algo perdido no gramado, assim mesmo recebeu elogios, e até para alguns, um destaque, tendo como nota lamentável as agressões mútuas entre Marinho e o goleiro Emerson Leão. Este, justificou o desentendimento, alegando que precisou gritar várias vezes para que o colega não avançasse muito, com isso dando folga aos ataques holandeses pela direita, com Johan Rep.

PELADEIRO

O natalense Marinho Chagas foi peladeiro no espaço próximo ao rio Potengi, denominado Salgadeira, devido a aproximação do Curtume São Francisco, da família João Motta. ele morando na rua Benjamin Constant, no Alecrim. Seus irmãos João, Clodoaldo e “Bomba” também se dedicaram ao futebol, porém muito longe do brilho do irmão Marinho Chagas (Francisco das Chagas Marinho).  atuou 36 partidas pela Seleção Brasileira, com 24 vitórias, nove empates e apenas três derrotas, assinalando quatro gols.  Foi campeão da Copa Rio Branco e Copa Roca (extintas), Taça do Atlântico e do Torneio Bicentenário dos EE.UU. em 1976. O detalhe: o natalense Marinho nunca perdeu para a Argentina, nem amistoso, nem jogo oficial. Uma das formações do Brasil contra os argentinos foi esta: Leão, Zé Maria, Luiz Pereira, Marinho Chagas e Marinho Peres, Carpeggiani, Valdomiro, Rivelino e Dirceu, Jairzinho e Paulo César “Caju”. Técnico, Zagallo. Esta, a equipe que derrotou os argentinos na Copa de 74, por 2x1.     

NILO MURTINHO

Nilo foi o primeiro jogador carioca a vestir a camisa do América de Natal, ainda um garotão filho de um militar oficial da Marinha do Brasil, que veio servir em Natal. Com apenas 20 anos integrou a Seleção Brasileira em jogos contra seleções do Paraguai, Argentina, Uruguai, o clube New Old Boys/Arg, Rampla Júniors/Arg, Ferenckvaros, da Hungria, seleções da Iugoslávia e França, num total de 37 jogos amistosos ou disputando troféus. Nilo foi jogador do Botafogo Futebol e Regatas, quando o futebol reunia quase que exclusivamente rapazes das melhores famílias do Rio e  São Paulo, alguns jogadores provenientes de famílias abastadas e também de estrangeiros. Foi o caso do famoso atacante Friendereich. 

NILO E O AMÉRICA

Ainda um garotão, defendeu o América de Natal, quando a cidade não tinha ainda um estádio, utilizando os espaços da praça André de Albuquerque e o terreno onde tempos depoiis foi construído o Juvenal Lamartine. Ele integrou a equipe rubra que se sagrou campeão da Taça Independência do Brasil, dia 7 de setembro de 1922, Nilo Murtinho Braga com 19 anos, sendo esta  a equipe vitoriosa: Cazuza, Canela, José Gomes, Américo e Oscar, Chiquinho e Benfica, Nilo, Aguinaldo Tinoco, Arari e João Ricardo.  Nilo passou pouco tempo em Natal, por motivo do seu pai ter que retornar ao Rio. Lá chegando, defendeu o Botafogo de Futebol e Regatas, foi artilheiro do campeonato carioca, tendo falecido em 1975, com 72 anos. Não foi possível obter a in formação se Nilo integrou ainda por algum tempo  o time do Botafogo. Naquele tempo, o futebol era amador, o jogador tinha que parar pelo fato de nada receber do clube que defendia.

...fonte...

...visite...
www.cbf.com.br
www.pt.fifa.com

!!! ATENÇÃO !!!
POTIGUARTE CONCORRE AO PRÊMIO TOP BLOG BRASIL 2013

Para votar, aqui:

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!