setembro 19, 2013

FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É...

 
 MATHEUS JARDIM
Aos 18 anos, baterista  vai para a Kunst Universitat Graz, na Áustria. 
Para celebrar a conquista e se despedir dos amigos, Matheus e 
família Pádua promovem show de despedida neste sábado (21), 
às 21h30, no Zenbar em Pium, Natal/RN
  Fotografia: Adriano Abreu

UM POTIGUAR NA MAIS ANTIGA UNIVERSIDADE DE JAZZ DA EUROPA

Por
Yuno Silva
TRIBUNA DO NORTE

A máxima “filho de peixe, peixinho é” cai como uma luva para o baterista Matheus Jardim, que no próximo dia 24 segue para a Áustria onde irá cursar Jazz na Kunst Universitat Graz pelos próximos quatro anos. Filho do multi-instrumentista Antônio de Pádua, Matheus aproveitou a rápida passagem da família pela Europa entre os meses de maio e julho para prestar o vestibular. Nos planos do jovem músico, que decidiu abandonar o bacharelado na Escola de Música da UFRN para buscar qualificação no Velho Mundo, é engrenar a graduação com um Mestrado. A origem da Kunst Universitat remonta ao ano de 1815, quando surgiu como liceu de artes na cidade de Graz, e desde o início dos anos 2000 passou a oferecer curso específico de Jazz – o primeiro da Europa. 

“A concorrência era grande, 50 candidatos para quatro vagas em bateria, e nem imaginava que iria passar. Fiz as provas por experiência, espremendo o que sabia de inglês, e acabou dando certo”, disse o músico de 18 anos. Até ser aprovado, Matheus Jardim passou por prova teórica e provas práticas: 15 foram eliminados na primeira fase e outros 20 na segunda. Os quatro aprovados foram definidos após nova série de testes pela banca formada por professores e nomes do Jazz europeu. “Foi tenso. Teve muita leitura de partitura e precisei inventar um arranjo ali na hora, em 10 segundos, com os dois alunos que acompanhavam os candidatos. Na hora todo mundo se entendeu, apesar do meu inglês precário, e a coisa fluiu”. 

Na prova prática, Matheus tinha que tocar três músicas: dois clássicos do Jazz mundial, “Nardis” (Miles Davis) e “The Savoy Recordings” (Charlie Parker), e um tema brasileiro. “No final disseram que não precisaria fazer a música brasileira, sabiam que teria mais facilidade que as outras duas”. 

DIFERENÇAS

O músico potiguar destacou que a principal diferença entre a Escola de Música da UFRN e a universidade austríaca está no direcionamento profissional e no perfil do curso. “A Escola de Música daqui prepara o aluno para ser professor, investe em música clássica, enquanto na Áustria a universidade preparar o cara para tocar, participar de festivais”, disse Matheus, que cursava percussão erudita na UFRN. 

Na Europa ele vai morar em uma república universitária mantida por um instituto afro-asiático. “Confesso que não estou preparado para o frio, nunca peguei menos de 10 graus, e minha mãe já está com saudades”. 

Nascido em família musical, Matheus Jardim começou a tocar bateria dos 9 para os 10 anos, e acredita que é só questão de tempo para seu irmão mais novo, João Vitor, 13, flautista, seguir rumo parecido. “Ele está muito ligado ao choro, não sei se vai querer enveredar para o Jazz, mas quando estivemos na Europa agora em maio (junho e julho) vi professores brigando para dar aula pra ele, sabem que quanto mais novo começar melhor”. 

PRÊMIO HANGAR

Indicado como artista revelação no Prêmio Hangar de Música 2013, Matheus Jardim estica até o extremo oriente antes de responder presença na Kunst Universitat Graz: será percussionista da cantora Liz Rosa no Cotai Jazz & Blues Festival, China. Liz se apresenta no dia 11 de outubro, mas outros shows estão agendados: “Vamos passar duas semanas para aquelas bandas, com apresentações extras em Macau, Hong Kong e Taiwan”. Ele e Liz Rosa dividem o palco com os potiguares Darlan Marley (bateria) e Marco Antônio da Costa (guitarra e piano, ex-Macaxeira Jazz), e os cariocas Sérgio Brandão (baixo, que toca com Toninho Horta) e Jean Charnaux (violão, que tocava na banda de Emílio Santiago).

...fonte...
 www.tribunadonorte.com.br

BLOG POTIGUARTE NO GRANDE PRÊMIO TOP BLOG 2013

Estou participando, através do Potiguarte,  blog de arte e cultura regional, precisamente da arte arte e cultura regional do Rio Grande do Norte, do Grande Prêmio Top Blog Brasil 2013.

E já foi dado início à captação de votos!

Pois bem, em 2012, ficamos entre os 100 mais votados na nossa categoria e, 

em seguida, passamos para os três melhores, chegando ao 2º lugar na final.

Agora, preciso do seu voto para chegar na final de 2013.

Você pode votar uma vez pelo seu E-mail ou Facebook. 

Lembrando - depois - de ir à sua caixa de e-mails e confirmar o seu voto!

Simples, assim!

Para votar, aqui:
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11628

grato,
José Carlos


 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!