julho 11, 2013

A EXPLOSÃO DA FOTOGRAFIA POTIGUAR

"HORA MÁGICA"
  "Hora Mágica" reúne trabalhos de profissionais de diversas áreas 
de atuação, tendo em comum a paixão pela fotografia, 
a paixão pela fotografia conceitualmente artística.
 Fotografia: Luciano Nobre

 EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
"HORA MÁGICA"

 Por
José Carlos da Silva

O Coletivo Caçadores de Imagens, um elenco de 15 fotógrafos - amadores e profissionais - integrantes de um conceituado grupo de fotografia artística em uma grande rede social, realizam no dia 26 de julho, às 19h, no Salão Azul da  sede social da Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB/RN, a abertura da exposição fotográfica "Hora Mágica", um projeto que já conquistou em sua primeira edição, um público estimado em mais de mil visitantes em exposições itinerantes pelos principais polos culturais da capital potiguar. A exposição estará aberta à visitação de 26 a 27 de julho, horário comercial.

A "Hora Mágica" reúne trabalhos de profissionais de diversas áreas de atuação, tendo em comum a paixão pela fotografia, a paixão pela fotografia conceitualmente artística. " A "Hora Mágica", na fotografia,  é a hora em que as cores ficam mais agradáveis, a saturação lindamente aumentada, os detalhes e texturas revelados e as sombras suaves. A Hora Mágica é mais ou menos meia hora antes e depois do nascer do sol e meia hora antes e depois do pôr do sol. “Mais ou menos” pois depende de onde você está e em qual época do ano", observa um dos integrantes do coletivo.

"O acervo fotográfico a ser exposto, em sua segunda edição,  terá a temática ligada ao momento em que decidimos perpetuar momentos provocadores e sublimes ao nosso olhar e, através de uma câmera fotográfica, evidencia-se a somatória do nosso olhar e da nossa cultura nos resultados capturados, chegando a um resultado surpreendente até mesmo ao nosso olhar", relata um dos fotógrafos expositores.

A exposição na AABB/RN volta a sinalizar o coroamento de um trabalho em equipe que, até então,  não havia a pretensão da grande visibilidade alcançada . em sua primeira edição, o projeto dos Caçadores de Imagens chegou à UFRN, onde uma mesa redonda foi promovida entre os alunos do Departamento de Artes - DEART e os  fotógrafos expositores, objetivando estimular a reflexão da fotografia arte  e o seu  papel influenciador.

Os protagonistas desta edição são: Aluísio Bezerra, Antônio Câmara, Bruno Lacerda, Carla Belker, Charlles Macedo, Fernando Chiriboga, Heider Miranda, Hênio Bezerra, José Carlos da Silva, Josuá Carlos, Luciano Nobre, Pedro Morgan e Tássio Ribeiro. Outros dois integrantes, ausentes a esta exposição, se somarão ao grupo na terceira edição do Coletivo, previsto para o final do segundo semestre deste ano.

"UM ROSTO REAL NUNCA É SUAVE"
Seis fotógrafos  do Grupo G50 lançam em  exposição 
fotos que fazem uma releitura de formas e símbolos,
dentro do conceito do Movimento  Alumiar
Fotografia: Rhovani Bezerra

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
"UM ROSTO REAL NUNCA É SUAVE"

Por Leonardo Sodré - Seis fotógrafos participantes do ‘Movimento Alumiar’ lançam em exposição fotos que fazem uma releitura de formas e símbolos

As fotógrafas Ângela Almeida, Carla Belke, Rhovani Bezerra, Silvia Batistuzzo, Simone Sodré e o fotógrafo Hugo Macedo, todos participantes do Grupo de Estudos Fotográficos 50 milímetros (G50) e do Movimento Alumiar, lançam no dia 1º de agosto, às 19h, na Fundação Capitania das Artes, a exposição “Um rosto real nunca é suave”, com a curadoria do premiado fotógrafo Nuno Rama.

“Sou uma espécie de interventor, um facilitador”, revelou Numo Rama, explicando que o G50 surgiu inspirado na necessidade de realizar um trabalho voltado para as questões sociais, principalmente das mulheres e o trabalho infantil. Nuno deu forma e contexto ao grupo. “As fotos são fortes e dão a marca do G50”, revelou uma das expositoras, Carla Belke, lembrando que a exposição é acessível a deficientes visuais.

“O Movimento Alumiar, onde o Grupo G50 está incluso, é anárquico e discute a anarquia na ordem. Vai de encontro à imagem e move-se em favor da fotografia pretendendo quebrar alguns paradigmas. Os expositores ousam e não sentem inibição, entrando bem dentro do conceito do Movimento Alumiar para criar uma discussão no campo da fotografia onde já existem debates com pessoas presas em conceitos”, explicou Nuno Rama. “Alumiar surgiu no meio do mato, na Pedra da Boca, interior do estado”, sorriu o curador, acrescentando que o movimento propaga valores, não tem dono e a sede é no meio do mundo.

Serão expostas 25 fotos em tamanhos variados, que vão de 40x60 até a 100x140, em impressão de alta qualidade e no coquetel de abertura um trio de músicos consagrados, composto por Paulo Sarkis (baixo), Neemias Lopes (saxofone) e Sílvio Franco (guitarra), darão o tom da exposição tocando bossa nova, jazz e blues.  

 "A TRANSIÇÃO - DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO"
Um grupo de 20 fotógrafos norte-rio-grandenses   expõe no
charmoso bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro
A mostra ficará em cartaz até o dia 11 de agosto
Fotografia: Tássio Ribeiro

FOTO RIO 2013
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
"A TRANSIÇÃO - DO TRADICIONAL AO CONTEMPORÂNEO"

Por Alex Gurgel - Um grupo de 20 fotógrafos norte-rio-grandenses fará parte de uma exposição de fotografia intitulada “A Transição – do Tradicional ao Contemporâneo”, que será aberta amanhã (dia 12 de julho), no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, às 19h00, no charmoso bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. A mostra ficará em cartaz até o dia 11 de agosto.

Com a curadoria de Eirk van der Weijde e a apresentação de Numo Rama, a exposição é dividida em cinco partes, contendo cada uma delas quatro fotografias que pretendem mostrar a transitoriedade, tanto no fazer como no pensar fotografia, além do mesmo processo aparecer nos costumes, na urbanidade, no rural, no indivíduo. Transitoriedade está representada também no conjunto das vinte obras.

Os artistas selecionados fazem parte da Produção Fotográfica do Rio Grande do Norte, realização FOTO| RN. São eles: Henrique José, Jean Lopes, Ricardo Junqueira e Zé Frota (artistas convidados), Alex Gurgel, Alex Régis, Ana Silva, Carla Belke, Elisa Elsie, Helena Maziviero, Mariana do Vale, Pablo Pinheiro, Paula Geórgia Fernandes, Rodrigo Menezes, Rodrigo Sena, Sarah Fernandes Ribeiro, Sonia Figueiredo, Tássio Ribeiro.

O FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro – comemora os dez anos de atividades – reforçando seu objetivo de valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas e à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira, através de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências.

De acordo com o organizador Milton Guran (antropólogo e fotógrafo), a intenção é destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea. “O FotoRio é um movimento de fotógrafos que atua como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotografia brasileira e internacional”, esclarece Milton.
 
"PRETO E BRANCO"
 O Festival Internacional de Porto Alegre propõe à sociedade
 o "Preto e Branco" como tema para debater nossas
 realidades, subjetividades e resultados dos
processos de criação artística
  Fotografia: Marcelo Buainain

 "PRETO E BRANCO"
FESTIVAL INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE

Via FestFoto - O Rio Grande do Norte, através dos Fotógrafos Numo Rama, Marcelo Buainain e Paula Geórgia Fernandes, será representado no 7º FestFoto - Festival Internacional de Porto Alegre ( Festfoto Porto Alegre) que acontece de 27 de Agosto de 2013 a 12 de Maio de 2014, na Cidade de Porto Alegre/RS. O FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre é um festival em mídia digital e os representantes do RN foram selecionados por um júri composto por fotógrafos renomados que foram convidados pela coordenação do evento.
 
Partindo do campo científico, onde a "cozinha fotográfica" realiza as mágicas químicas e indo em direção a todos os caminhos possíveis da imaginação, o 7º FestFoto propõe à sociedade o "Preto e Branco" como tema para debater nossas realidades, subjetividades e resultados dos processos de criação artística.
 
Entre os 20 selecionados para o Festival, o júri escolherá três trabalhos brasileiros que serão considerados os melhores do Fotograma Livre 2013 e seus autores estarão automaticamente incluídos na programação Fotografia Brasileira Contemporânea do FestFoto 2015.


Também serão escolhidos três trabalhos de fotógrafos estrangeiros que serão considerados os melhores do Fotograma Livre 2013 e seus autores estarão automaticamente incluídos na programação Diálogos Internacionais do FestFoto 2015, sem que isto signifique qualquer compromisso do festival com os custos de passagem e hospedagem para com esses autores – nacionais e estrangeiros – para a edição 2015. O resultado final será divulgado no site oficial do festival no dia 25 de setembro de 2013 e os selecionados serão notificados por e-mail.

...fonte...
www.leonardosodre.com
 www.portalnoar.com/grandeponto
 www.estfotopoa.com.br/index.php/2013  

Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!