abril 12, 2013

BAILARINA POTIGUAR CHEGA A NOVA IORK

 
 TATYELLI RAULINO
Bailarina potiguar chega a Nova Iork, onde fará estágio
numa das companhias mais importantes do mundo.Além de ter conquistado
uma bolsa de estudos com duração de uma semana, ela ainda foi convidada
 para participar de uma audição e pode ter a chance de se tornar a mais nova
  integrante da companhia de dança da escola norte americana.
Fotografia: Divulgação

 PAS DE DEUX DO LADO DE LÁ

 Por
Henrique Arruda
DO NOVO JORNAL

Por trás da voz suave e dos cachos perfeitamente ondulados, a bailarina com quase 15 anos de carreira tenta esconder um nervosismo compreensível. Ela chega aos EUA carregando na mala o sonho de fazer história na Alvin Ailey School, considerada o berço da dança moderna. Além de ter conquistado uma bolsa de estudos com duração de uma semana, ela ainda foi convidada para participar de uma audição e pode ter a chance de se tornar a mais nova integrante da companhia de dança da escola norte americana.

Tatyelli Raulino só tem 20 anos, mas desde os seis frequenta a escola de Dança do Alberto Maranhão (Edtam). Ela percorre a Rua Chile diariamente para passar praticamente o dia todo no antigo casarão de três andares onde a escola funciona. Formada em balé clássico desde 2008, hoje ela divide seu tempo entre o grupo clássico e a companhia de dança do Edtam, além de ser professora de quatro turmas de 2º ano.    
 
A bolsa em Nova York tem ligação direta com o festival “Passo de Arte”, do qual ela participa junto com a Edtam desde 2007, mas sempre de forma regular. O destaque veio no ano passado quando ela foi considerada a melhor dançarina da etapa Norte-Nordeste realizada em Fortaleza e ainda recebeu o prêmio de primeiro lugar pelo solo que apresentou na ocasião. Em seguida foi a vez de também fazer bonito na 20ª competição internacional Passo de Arte realizada em Indaiatuba, São Paulo.    
 
 TATYELLI RAULINO
20° PASSO DE ARTE INTERNACIONAL EM INDAIATUBA-SP.
COREOGRAFIA PREMIADA EM 2° LUGAR 
(Solo Avançado Livre Feminino)
Fotografia: Reginaldo Azevedo     
 
“Lá em Indaiatuba eu fiz um curso de balé clássico que tinha como objetivo selecionar o melhor aluno para um curso na Alvin com absolutamente tudo pago, desde as passagens até o hotel. E eu fiquei com o segundo lugar do festival pelo meu solo e acabei sendo escolhida no curso para a bolsa nos EUA”, detalha observando a sala de dança vazia, logo após o término de mais uma aula.

Tudo aconteceu em junho do ano passado, mas a ficha só vai cair mesmo quando ela estiver em NY, ou melhor, na frente da estátua da Liberdade que sempre admirou nos filmes. “Nem que seja em algum intervalo eu vou arranjar tempo para conhecer”, comenta, garantindo ainda que a Alvin Ailey School sempre foi uma inspiração para ela. “Tá vendo aquele quadro ali?” pergunta, apontando para uma das portas da sala. “É a Judith Jamison, uma das diretoras da Alvin. Eu sempre quis roubar esse quadro pra mim”, confessa aos risos.

Ela já embarcou para NY e o curso começa oficialmente, hoje,  dia 12. Já a audição será realizada no domingo, 14. Sobre ela, Tatyelli tem poucas informações, o suficiente para se preparar. Está levando quatro coreografias diferentes - a escolhida para mostrar aos diretores da Alvin Ailey School vai depender do clima dos primeiros dias de aula.     
 
 
  TATYELLI RAULINO
 20° PASSO DE ARTE INTERNACIONAL EM INDAIATUBA-SP.
COREOGRAFIA PREMIADA EM 2° LUGAR 
(Solo Avançado Livre Feminino)
Fotografia: Reginaldo Azevedo

“A Alvin tem uma linha de dança, e tem algumas coreografias que podem me fazer chegar mais próximo do que eles desejam; então eu tenho que escolher bem consciente”, argumenta, contando ainda que, pelo que ouviu, o teste será realizado em três etapas: uma aula de balé clássico, uma aula de dança moderna e somente por último a chance de fazer um solo para os professores.

“Eles não vão divulgar o resultado logo em seguida. Existe um tempo para isso, mas vou morrer de ansiedade porque ou eles podem me selecionar para a companhia de dança ou podem me escolher para ser aluna fixa da escola, com um curso de maior duração, por exemplo”, pondera.


A ansiedade aumenta ainda mais pelo fato de Tatyelli estar em uma idade favorável aos contratos. “Muito antigamente as bailarinas realmente paravam aos 25 porque não se exercitavam direito, mas, hoje em dia, esse período dos 20 aos 27 é quando mais as companhias contratam porque a bailarina ou o bailarino já possui certa experiência e não são menores de idade, o que descomplica bastante para viagens e etc”, avalia.
 
  TATYELLI RAULINO
 20° PASSO DE ARTE INTERNACIONAL EM INDAIATUBA-SP.
COREOGRAFIA PREMIADA EM 2° LUGAR 
(Solo Avançado Livre Feminino)
Fotografia: Reginaldo Azevedo
 
APOIO DENTRO DE CASA E MUITOS DESAFIOS

Por mais que a mãe sempre tenha sonhado em ser bailarina, ela nunca pressionou a filha para seguir o mesmo caminho. O desejo surgiu muito cedo em Tatyelli, para ser mais exato aos 6 anos, depois que a menina viu uma apresentação de uma prima sua. “Minha mãe ficou muito feliz com a coincidência na época e sempre me deu apoio”, afirma.

“Eu sempre costumo dizer que ela fica mais feliz do que eu com as coisas que vão acontecendo na minha carreira. Ela é coruja mesmo, sabe? tira foto de tudo, mostra sempre aos amigos e faz questão de estar sempre na primeira fila das apresentações”, completa com orgulho.

Apaixonada pela rotina, ela diz que nunca pensou sério em desistir mesmo com as dificuldades da cena natalense “que ainda enxerga o balé como um esporte ou um hobbie, quando na verdade é uma arte. E uma arte cheia de disciplina porque a gente não pode conversar em sala de aula, temos que respeitar horários... enfim são pequenos ensinamentos que a gente leva para a vida toda. Ser bailarina é muito difícil porque é uma área de trabalho que não tem muito espaço”, analisa.

Durante 5 anos ela também foi a bailarina principal da Edtam e entre os desafios que já teve de encarar na escola, Tatyelli vai até o ano de 2003 quando interpretou o papel principal em O Lago dos Cisnes, história que ganhou ainda mais evidência depois de “oscarizar” Natalie Portman em 2011 pelo filme “Cisne Negro” no qual ela interpreta uma bailarina na mesma faixa de idade da potiguar.

“Aquele filme deu uma ideia meio esquizofrênica da bailarina e é claro que a gente fica extremamente preocupada, mas...não daquele jeito... Já fui a bailarina principal da escola por 5 anos e foi uma grande responsabilidade representar o nome da Edtam, principalmente quando a gente vê as pequenininhas te admirando, mas não cheguei naquele nível de loucura não”, garante.

 
 TATYELLI RAULINO e BAILARINOS DO EDTAM 
Fotografia: Roberto Limeira    
 
PROFESSORES JÁ CONHECIAM O TALENTO

Por mais que a conquista da bolsa de estudos em Nova York tenha surpreendido Tatyelli, já havia pessoas que acreditavam nela há muito tempo. “A gente conhece o que tem né?”, brinca Solange Gameiro, diretora da Edtam que vai acompanhar a estadia da aluna de perto.

“A Alvin é uma das maiores escolas do mundo e como desde 2010 eu tenho ido para lá, com o grupo clássico de dança, vou auxiliar neste processo, eu e Wanie Rose (diretora da companhia de dança do Edtam). São 3 andares de um prédio belíssimo”, observa Solange justificando a viagem ainda pelo fato de, no mesmo período, estar acontecendo o Youth America Grand Prix (YAGP), um dos festivais de dança mais expressivos do mundo.


  TATYELLI RAULINO
 Fotografia: Roberto Limeira

“É realmente grandioso. Nós entramos em contato com profissionais do mundo inteiro e acaba sendo ainda mais uma oportunidade para Tatyelli. Muito embora ela não vá participar deste festival, pode ser vista e quem sabe despertar o interesse de alguma outra companhia, já que o YAGP vai acontecer dentro da Alvin Ailey School ”, detalha.    
 
Ainda de acordo com Solange, incluir um curso da Alvin Ailey School no currículo representa uma excelente oportunidade para qualquer dançarino. “É uma escola que fez história. Foi criada por negros, mas hoje tanto a escola quanto a companhia de dança da escola são mistas. Mas eles levam os ritmos africanos muito forte nas suas coreografias”, explica.    
 
...fonte...
 www.novojornal.jor.br

 ...visite...
 www.fja.rn.gov.br

   Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!   
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Um comentário:

  1. Amei o blog e a postagem em que fala de minha filha , no momento ,orgulho potiguar para a família , EDTAM e todos os amigos, quero agradecer a José Carlos pela postagem e por todo interesse em ajudar minha pequena, com o contato que teve com o estilista potiguar Geová Rodrigues.e toda sua atenção conosco. valeu José muito grata a voc^por tudo e que Deus te abençoe semre,

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!