dezembro 27, 2012

MEIO SÉCULO DE UMA SAGA NO SERTÃO

 MEIO SÉCULO DE UMA SAGA NO SERTÃO
Uma novela de época escrita por quase 50 anos
 Esta é a obra de Joana Darc Rodrigues de Medeiros, 77 anos 
Caicoense, que, aos 60 anos, concluiu o curso de Direito na UFRN
Obra será lançada no Salão Internacional do Livro de Genebra/Suíça
 Cena do programa "Sertão: Veredas" - Fotografia: Marcos Camargo
 
 "O FIM DOS AVARENTOS"

Por
Waleska Maux

Uma novela de época escrita por quase 50 anos, que acompanhou várias fases da comunicação escrita e da tecnologia. Esta é a obra de Joana Darc Rodrigues de Medeiros, 77 anos, caicoense, que, após meio século, finaliza sua  novela, com quase 10 mil páginas.

“O Fim dos Avarentos” retrata a saga de uma família do sertão, por três gerações, iniciando em 1870, tempo dos coronéis e senhores de engenho, com a grande heroína Helena, como personagem principal. “É um enredo de lutas, perseguições e emoções, mostrando os costumes e dificuldades do povo nordestino em tempos de escravidão e seca no sertão”, afirma a escritora.

Joana nasceu em 1935, na cidade de Caicó/RN, de onde saiu em 1955 para São Paulo residindo por mais de 20 anos. Começou a escrever a obra na década de 60, aos 25 anos, já casada e com filhos pequenos que aos poucos iam nascendo, ao todo foram sete. Estudava e trabalhava para dar conta de sua prole e de sua grande obra.

“Usava caneta tinteiro, e escrevia em papel de embrulhar pão, pois não tinha condições de comprar, sequer, um caderno”, relata. Quando, finalmente, conseguiu adquiri-los, Joana transcreveu os primeiros capítulos, totalizando seis volumes com 200 páginas cada.

Na década de 70, já professora primária, formada em pedagogia, Darquinha, como é carinhosamente chamada, conseguiu comprar uma surrada máquina de escrever, datilografando sua novela e continuando a saga. “Dava aulas das sete da manhã às onze da noite e ainda escrevia minha obra. A história borbulhava em minha mente e quando me sobrava um tempinho, eu corria para o papel”, relembra emocionada.

Na década de 80, a novela, já com 100 capítulos, foi redigitada em uma moderna máquina elétrica. Pensam que ela parou por aí? Não! Nos anos 90, residindo em Natal e trabalhando como funcionária pública federal, digitalizou os 127 capítulos escritos, para um micro computador. “O Fim dos Avarentos” é um enredo que envolve muita luta, garra, e a dificuldade do nordestino nos períodos de secas contínuas.

A obra foi finalizada somente após sua aposentadoria, quando Darquinha concluiu os 240 capítulos que integram 9.970 páginas digitadas e devidamente registradas na Editora Nacional de Direitos Autorais- EDA, no Rio de Janeiro.

Sua família cresceu acompanhando de perto a obra de Darquinha e hoje, seus dez netos (alguns já universitários), falam com orgulho da avó que, aos 60 anos concluiu o curso de Direito na UFRN. “Foi com o salário de professora que criei e eduquei meus filhos, escrevendo minha novela nas horas vagas, entre o sono das crianças e uma folga na escola”, relembra nossa escritora.

Darquinha lutou muito, enfrentou preconceitos, cuidou de um marido esquizofrênico que tornava sua vida ainda mais dura. Mas, nunca desistiu do sonho de ver sua novela concluída não importando quantos anos se fizesse necessário. “Escrevi durante 48 anos, exatamente, por toda uma vida, acompanhando os avanços e nuances da teledramaturgia brasileira. Meus filhos e netos cresceram na expectativa desse sonho realizado”. Ai está um exemplo de perseverança e fé.

Um dos netos, Tiago Medeiros, 25 anos, formado em Educação Física, fala com emoção da avó: “ela é muito especial para mim e todos que estão ao seu redor. É uma pessoa totalmente positiva, sempre de bem com a vida, tem muita garra e disposição, driblando todas as dificuldades que aparecem na sua frente. É estimulada pelos seus desafios e sempre consegue chegar aonde quer, não importa o tempo. Acredito muito que a novela um dia irá brilhar na TV. Tenho certeza que esta novela foi feita com muita entrega, paixão, competência, entusiasmo, alegria, fé e acima de tudo, muito amor. Vó Darquinha quando coloca uma coisa na cabeça vai até o fim”.

A novela será romanceada e provavelmente lançada em maio de 2013 no Salão Internacional do Livro de Genebra/Suíça. Missão cumprida? Ainda não. Darquinha quer ver sua grande novela de época na telinha da TV. Mãos à obra!

...fonte...
 Waleska Maux Especial para O JH
 www.jornaldehoje.com.br
 
 Se copiar textos e ou fotografias, atribua os créditos!  
Os direitos autorais são protegidos pela Lei n° 9.610/98, violá-los é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!