outubro 26, 2012

NATAL: CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

 Pontos turísticos da capittal potiguar, como a Fortaleza dos Reis Magos,
serão filmados para cenas da nova trama da Globo
 
 "FLOR DO CARIBE"
REDE GLOBO ESCOLHE NATAL PARA CENÁRIO DE NOVELA

 Via
 Jornal De Fato e Novo Jornal    

A cidade do Natal foi escolhida pela Rede Globo para servir de cenário da próxima novela das 18h, que irá ao ar de março a setembro de 2013 com o nome de Flor do Caribe. De autoria de Walter Negrão, a nova trama contará com a direção de Jaime Monjardim e a participação dos atores Henri Castelli e Grazi Massafera, como principais protagonistas.

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 26, na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), que contou com a presença de Tatynne Lauria, coordenadora de produção de Flor do Caribe, foram definidos os principais pontos do apoio logístico, ambiental e de segurança fundamentais para a realização das gravações.

Na ocasião, a secretária adjunta, Ana Cristina Felinto, disse que o apoio da Prefeitura do Natal se dará por meio da Seturde e Guarda Municipal, além das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob) e de Comunicação (Secom). A equipe da Globo também contará com o auxílio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Grazi Massafera

“Daremos total apoio. Temos experiência nesse sentido porque já acompanhamos outras novelas que tiveram cenas gravadas aqui em Natal”, revelou o tenente coronel de operações da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), Túlio César Alves de Oliveira. “Contamos com essa colaboração da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros porque estaremos gravando em muitos locais abertos, como praias, dunas e lagoas”, frisou Tatynne Lauria.      
 
Henri Castelli

De acordo com ela, as gravações serão realizadas durante a semana para evitar grandes concentrações e não atrapalhar o turismo local. A história da novela fala de lugares paradisíacos e Natal apresenta essa característica. “O nosso objetivo é valorizar a região Nordeste, é mostrar Natal como ela é, com todos os seus pontos turísticos. Enfim, a cidade tem esse cenário desejado”, ressaltou Tatynne.   
     
Segundo ela, as gravações serão realizadas no espaço de 40 dias, entre os meses de novembro e dezembro. Nesse período, deverão ser feitas todas as imagens de Natal para a novela inteira. “Esse material será mesclado com as cenas que serão produzidas na cidade cenográfica, montada no Rio de Janeiro”. O enredo da novela conta a história de um piloto de caça aérea, interpretado por Henri Casteli e de uma bugreira, por Grazi Massafera. As respectivas cenas serão realizadas na Base Aérea de Natal e na Praia de Genipabu.

Além disso, os pontos turísticos Forte dos Reis Magos e ponte Newton Navarro, bem como as praias de Pitangui, Pipa, dos Amores, Chapadão Vermelho (Tabatinga), Barra do Cunhau e Malemba. O roteiro também inclui as minas localizadas na cidade de Currais Novos, as dunas do rosado, em Ponta do Mel e, provavelmente, as salinas de Macau.

 
   Com o anúncio de que a Rede Globo vai gravar em Natal/RN
cenas da próxima novela das 6, os empresários do setor turístico
 alertam gestores públicos sobre a necessidade de investir
na melhoria da infraestrutura da cidade


NATAL NA GLOBO

O Rio Grande do Norte é famoso por servir de cenário de pontas de novela e filmes. Vimos isso em "O Clone", "Cambalacho" e o filme do padre Marcelo Rossi , "Maria". Não são poucos os relatos de como uma gravação de novela pode alavancar o turismo de uma região. Fortaleza já experimentou isso e até mesmo Natal, quando, embora por curto período, sediou capítulos finais de Tropicaliente, da Globo, no início dos anos 90, e em época mais recente, em obra dramatúrgica da Record, com tema bíblico.
 
Natal tem diante de si, portanto, mais uma oportunidade, aberta não somente por causa de suas belezas naturais. No caso específico, em decorrência de seu passado histórico, de cidade importante no chamado “teatro” da Segunda Guerra, por onde transitavam milhares de militares com destino ao palco do conflito, na África e na Europa.

A história de verão se desenvolve nas praias mais importantes do RN
fotografia: Canindé Soares

Até nisso Natal deu sorte: pode fugir à promoção costumeira das cidades costeiras, ou seja, “vender” mais do que sol e mar. Afinal, há muita história do tempo da guerra ainda aguardando um bom roteiro. Sendo cidade com economia baseada no turismo, abre-se um leque formidável de oportunidades para promoção de Natal – com benefícios estendidos a inúmeros segmentos, principalmente o comércio e a área da prestação de serviços.    
 
 Gestores precisam cuidar do mais importante, da própria cidade
É necessário que a capital esteja bem cuidada
 fotografia: Canindé Soares  
 
Favorecida pela natureza exuberante, com suas conhecidas praias urbanas tornadas cartões postais (embora hoje mal cuidadas), como a do Forte e Ponta Negra; e com o entorno da capital reunindo inúmeros municípios litorâneos, tem-se uma chance generosa de o estado aparecer mais uma vez – e bem – no cenário nacional. Evidentemente, desde que sejam tomadas medidas para evitar que o efeito não seja o contrário. 

Além de adotar postura de parceiro, os gestores precisam cuidar do mais importante, da própria cidade. Diferente de realizar obras de maquiagem, é necessário que a capital esteja bem cuidada – de verdade. Ruas precisam estar trafegáveis;  praças, conservadas; sem lixo espalhado pelas ruas; com calçadas em condições de uso. O turismo agradece.
  
...fonte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!