agosto 31, 2012

A PRINCEZINHA DO ATLÂNTICO NA GLOBO

  NATAL NA  SEGUNDA GRANDE GUERRA
O QUE HOJE NA CIDADE LEMBRA ESSE PERÍODO?

 Com o anúncio de que a Rede Globo vai gravar em Natal/RN
cenas da próxima novela das 6, os empresários do setor turístico
 alertam gestores públicos sobre a necessidade de investir 
na melhoria da infraestrutura da cidade  Fotografia: Canindé Soares   
 
 O CARIBE É AQUI

 Via
Novo Jornal 

Natal será cenário de uma novela global. Não, não será apenas sobre sol e praia; e nem será por um ou dois capítulos, como em ocasiões anteriores. A futura novela das seis, intitulada provisoriamente de “O Caribe é aqui”, está sendo escrita por um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira, o paulista Walther Negrão, e irá tratar dos dramas e amores de um piloto de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em terras potiguares.

Mesmo com 18 capítulos já escritos e pesquisa histórica realizada, de acordo com blogs e sites de notícias, a novela deverá ter os primeiros capítulos gravados em janeiro do próximo ano. O protagonista será Floriano, um piloto da FAB, que logo nos primeiros capítulos se envolverá em um triângulo amoroso. 

A primeira fase da novela deverá fazer referência à presença do Exército americano em Natal no período da segunda guerra mundial. Os pontos de gravação devem ser a base aérea de Parnamirim e o espaço da Rampa, próximo ao Porto de Natal, que foi um dos principais pontos de embarque e desembarque das tropas americanas. 

"O CARIBE É AQUI"
A história de verão se desenvolve nas praias mais importantes do RN
fotografia: Canindé Soares

 NATAL NA GLOBO

A notícia surge como se a sua importância se resumisse à presença de personalidades ou a de buxixos de televisão, mas a confirmação de que Natal/RN vai ser cenário de uma nova novela da Globo, aliás antecipada pelo NOVO JORNAL ainda no início de julho, tem de ser vista pelos gestores públicos como uma excelente – e, sobretudo, imperdível – oportunidade de negócios. Assim mesmo.

A capital potiguar não terá ocasião melhor para ganhar visibilidade, ainda mais porque a novela, de título “O Caribe é Aqui”, estará no ar em período próximo da realização da Copa de 2014.

Sendo cidade com economia baseada no turismo, abre-se um leque formidável de oportunidades para promoção de Natal – com benefícios estendidos a inúmeros segmentos, principalmente o comércio e a área da prestação de serviços.

 Década de 40, Av Rio Branco, nº 795,  Natal, Rio Grande do Norte
Nos intervalos dos combates no Atlântico, a boa vida dos norte-americanos
em um passeio pelo centro da capital potiguar, a principal  base

  aérea do hemisfério sul na Segunda Guerra Mundial

fotografia: Ivan Dimitri/Wittlesey House / NATIONAL GEOGRAPHIC

Favorecida pela natureza exuberante, com suas conhecidas praias urbanas tornadas cartões postais (embora hoje mal cuidadas), como a do Forte e Ponta Negra; e com o entorno da capital reunindo inúmeros municípios litorâneos, tem-se uma chance generosa de o estado aparecer mais uma vez – e bem – no cenário nacional. Evidentemente, desde que sejam tomadas medidas para evitar que o efeito não seja o contrário.

O primeiro deles deveria ser a manifestação urgente de apoio à empreitada global. As secretarias de turismo de Natal e do estado não encontrarão, nos próximos anos, um “gancho” tão favorável quanto este, potencializado pela realização de um torneio esportivo com o peso de uma Copa do Mundo.

 Natal, Rua Ulisses Caldas, um dia qualquer do ano de 1943
Um grupo de soldados americanos visita a loja de "Seu Alcides",
 a loja é a Casa Rio – que anos depois deu origem às lojas Rio Center
Fotografia: Acervo de  Minervino Wanderley

Não são poucos os relatos de como uma gravação de novela pode alavancar o turismo de uma região. Fortaleza já experimentou isso e até mesmo Natal, quando, embora por curto período, sediou capítulos finais de Tropicaliente, da Globo, no início dos anos 90, e em época mais recente, em obra dramatúrgica da Record, com tema bíblico.

Além de adotar postura de parceiro, os gestores precisam cuidar do mais importante, da própria cidade. Diferente de realizar obras de maquiagem, é necessário que a capital esteja bem cuidada – de verdade. Ruas precisam estar trafegáveis;  praças, conservadas; sem lixo espalhado pelas ruas; com calçadas em condições de uso.

  JAYME MONJARDIM
 Diretor de televisão e cinema, no qual estreou com o filme Olga,
nome confirmado para dirigir nova novela global

Natal tem diante de si, portanto, mais uma oportunidade, aberta não somente por causa de suas belezas naturais. No caso específico, em decorrência de seu passado histórico, de cidade importante no chamado “teatro” da Segunda Guerra, por onde transitavam milhares de militares com destino ao palco do conflito, na África e na Europa.

Até nisso Natal deu sorte: pode fugir à promoção costumeira das cidades costeiras, ou seja, “vender” mais do que sol e mar. Afinal, há muita história do tempo da guerra ainda aguardando um bom roteiro. 

GRAZI MASSAFERA
Atriz está confirmada em "O Caribe é Aqui”

SAIBA MAIS

O Rio Grande do Norte é famoso por servir de cenário de pontas de novela e filmes. Vimos isso em "O Clone", "Cambalacho" e o filme do padre Marcelo Rossi , "Maria". Entretanto, o Estado está prestes a ser cenário permanente de uma novela inteira. Trata-se de um folhetim global escrito por Walter Negrão para o horário das seis de título provisório, "O Caribe é aqui". A história de verão se desenvolve totalmente nas praias mais importantes do RN.

Embora só tenha estreia prevista para o ano que vem, a Globo está avançando na escalação de elenco de "O Caribe é Aqui", substituta de "Lado a Lado" na faixa das 18h. Além de Grazi Massafera, que já terá saído da licença-maternidade, outros nomes também estão escalados. Henri Castelli, Juca de Oliveira, Sérgio Mamberti, Rafael Viana, Bete Mendes, Dudu Azevedo, Igor Cotrim, Laura Cardoso, José Loreto e Thiago Martins são alguns dos outros já fechados com a produção, que será dirigida por Jayme Monjardim. O turismo agradece.

 ...fonte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!