julho 26, 2012

UM ESPAÇO PARA A MÚSICA INDEPENDENTE

 O Som sem Plugs é um espaço multimídia para apreciação
 e divulgação da boa música no seu formato mais íntimo e verdadeiro
uma plataforma para a música acústica, sem edição ou mixagem

 SOM SEM PLUGS

Por
Sérgio Vilar

Uma nova plataforma de divulgação da música potiguar tem chegado aos ouvidos dos artistas e do público. Sons desplugados, acústicos e honestos na proposta. Uma trupe de produtores de audiovisual decidiu produzir vídeos de músicos locais. Chamaram o projeto de Som Sem Plugs. Tudo gratuito, sem custo ao artista e muito menos ao ouvinte. Mais de uma dezena de vídeos já circula na internet. E dezenas já estão agendados.

O grupo Arquivo Vivo, Zeca Brasil, Dodora Cardoso, Nagério, Lupe Albano, Romildo Soares, Caio Padilha, Anna Fernandêz, Itanildo Show, Oswin Lohss e vários outros foram convidados a participar do projeto. Quem acessar o Youtube e digitar o nome deles acrescido de "som sem plugs" encontra o vídeo, ou mesmo no portal do projeto, www.somsemplugs.com.br. Os autores contam que muitos deles desconfiaram da proposta quando foram convidados a gravar sem pagar nada pela divulgação.

NAGÉRIO
Músico, cantor e compositor assunense 
 toca sua viola sem grandes pretensões, se não a de produzir música

A ideia partiu do artista gráfico Iran Araújo e do jornalista e produtor audiovisual Rafael Araújo. "A gente trabalha junto, temos gostos pela música e pelo audiovisual e queríamos produzir algo. Iran me mostrou sites europeus com esse perfil de produção de vídeos acústicos. Já é uma espécie de movimento, e na Europa já está bem consolidado. Como eu já tinha uma mini estrutura de produção, decidimos por esse caminho, sem muito critério ou metas definidas", contou Rafael.

Aos dois se juntaram os produtores de audiovisual Alan Michel, João Gabriel e Bernardo Luiz, cada qual com uma atividade específica dentro do projeto, "e tudo começou a andar". O compositor, instrumentista e cantor Júlio Lima foi a cobaia do projeto. "Era meu amigo pessoal e o convidei para filmar", disse Rafael. Foi a partir de um material colhido com artistas de Pium a luz para um padrão mais definido. "Vimos a qualidade desses artistas e isso nos fez abrir os olhas para divulgar o trabalho dessa galera menos lembrada pela mídia, ou que não tocam no Seis em Ponto, por exemplo", destacou.

OSWIN LOHSS
Suas composições vão do instrumental meditativo quase erudito, 
a um blues lento, até um jazz melódico e introspectivo

"QUEREMOS MOSTRAR ALGO DIFERENTE"

Rafael Araúo conta que "com a repercussão dos primeiros vídeos, artistas também têm nos procurado. Esta semana nos chegou um CD de um frentista que canta muito bem e estamos pensando em filmar com ele. Enfim, não nos prendemos ao vendável. Queremos mostrar algo diferente", frisa. Ainda assim, alguns dos artistas mais conceituados da cidade também foram convidados: "Convidamos Camila Masiso, Macaxeira Jazz, mas estão em viagem. Enfim, temos muita coisa agendada". Artistas de Caicó, Mossoró e Cruzeta também foram sondados. "Vamos para onde a gasolina der", brinca Rafael. E para ir mais além, o projeto precisa de patrocínio. "Quando você ligou estávamos discutindo justamente isso".

Rafael Araújo diz ainda que, embora nada de concreto tenha sido decidido de como ganhar algum dinheiro com o projeto, nada será cobrado ao artista. "A ideia é atrair investidores privados, parcerias, sem custo algum para o músico. Ainda assim houve artista que quis contribuir e contribuiu. Achamos bacana esse reconhecimento. Mas nãocobramos e sequer tocamos no assunto com eles. Queremos apenas que ele mostre o que ele tem de melhor".

Além de ter sua música e seu depoimento gravado, o artista convidado recebe ainda um DVD com encarte do trabalho desenvolvido. "E queremos agora chegar a 30 minutos de filmagem. Em vez do depoimento seguido de uma música, gravar um show sem plug, uma espécie de show de bolso, com cinco ou seis músicas e depoimentos intercalados. Tudo com o menu visto no youtube, que possibilita o internauta adiantar ou recuar a música, escolher a faixa, etc.".

 ZECA BRASIL
 Autodidata, mas como poucos, consegue ser eclético e singular
compõe músicas dos mais variados ritmos

 CENÁRIOS

O ritmo de gravação é intenso. A cada semana a produção de um vídeo diferente de estilos musicais os mais diversos para quem quer se desplugar do convencional - ver e ouvir a música além da música. As filmagens possuem uma linguagem subjetiva galgando um estilo cinematográfico. A intenção também é estimular diferentes leituras dos cenários em que os artistas são inseridos, sejam eles naturais ou urbanos. "É um projeto simples, feito para ser simples, que visa resgatar a diversidade musical e paisagística que nos passa despercebida", conclui Rafael. E acrescenta: "Parafraseando o músico potiguar Júlio Lima: Há sempre música!" 

...fonte... 
Sérgio Vilar
sergiovilar.rn@dabr.com.br 
 www.diariodenatal.com.br  
 
 ...visite...
   www.somsemplugs.com.br  
 
 ...fotografia... 
 fotografia início postagem adquirida via internet e meramente ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!