julho 12, 2012

CASA TALENTO PEDE SOCORRO

MÁRCIA PIRES
 FUNDADORA DA CASA TALENTO
Entidade cultural que já beneficiou seis mil jovens em projetos
 ligados à música em 12 anos de atividades pode fechar as portas
  
 CASA TALENTO PEDE SOCORRO

Por
Sérgio Vilar

Um dos projetos culturais mais longevos da cidade está parado por falta de dinheiro. Enquanto milhões são gastos em eventos ou propagandas de governo, a ONG Casa Talento agoniza. Com o fim dos convênios antes firmados com a Prefeitura do Natal e Governo do Estado, a entidade ameaça suspender as atividades neste segundo semestre do ano. E 300 alunos oriundos da periferia ficarão sem o auxílio dos cursos e oficinas oferecidos pela ONG; sem, muitas vezes, a única perspectiva de futuro destas crianças e jovens.

A Casa Talento se mantém com recursos de editais públicos e leis de incentivo à cultura. É dinheiro que acaba após realizado determinado projeto. É o caso da atual situação, agravada ainda com o fim do convênio firmado com a Prefeitura do Natal desde novembro de 2011 e ainda com parcelas de três meses sem pagamento. "Já que suspenderam o convênio, apelamos para a sensibilidade dos gestores municipais para este pagamento agora que nossa situação requer urgência", sugeriu o diretor da Casa Talento, Marcondi Lima.

A Casa já formou mais de seis mil jovens para o mercado de trabalho nos 12 anos de atividade. O principal objetivo da instituição é desenvolver projetos que envolvem apreciação artística e a oportunidade de aprendizado da música e lutheria para deficientes visuais - o único do Nordeste voltado a esse público -, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, visando sempre a melhoria da qualidade de vida e da autoestima dos participantes. Durante todo o ano são atendidos entre 200 e 300 beneficiários da faixa etária dos 7 aos 20 anos.

 ORQUESTRA TALENTO
  Temporada de concertos em 24 escolas públicas em 2011

ORQUESTRA

A Casa Talento mantém ainda a Orquestra Talento, formada por alunos da própria escola. A orquestra conquista plateias de várias partes do mundo fazendo releitura de clássicos da música nacional e internacional. No ano passado, os jovens músicos realizaram temporada de concertos em 24 escolas públicas nas quatro regiões de Natal, com recursos do Fundo da Infância e Juventude. "Neste próximo semestre tentaremos manter em escolas particulares e talvez nas públicas, dependendo do interesse da Secretaria Estadual de Educação", condicionou Marcondi. 

 
 CASA TALENTO
12 cursos, incluindo a Musicalidade Braile, para pessoas com deficiência física

"QUE A SOCIEDADE ENTENDA O NOSSO TRABALHO"

O primeiro semestre foi encerrado no último 28 de junho. A volta às aulas é agendada para o fim de julho. Mas há a condição da verba. "Que a sociedade entenda a importância do nosso trabalho. Mais de seis mil jovens foram beneficiados. Muitos seguem direto para o vestibular ou para um curso técnico de música na UFRN. São crianças e jovens em risco de contato com as drogas, com a prostituição infantil e outros malefícios do meio em que vivem. A sociedade reclama do perigo nas ruas, mas não se preocupa com entidades que cuidam desses jovens".

Pela excelência do trabalho junto aos jovens, a Casa Talento recebe uma demanda de inscrições três vezes maior do que a possibilidade de atendimento. "Em anos anteriores tinha famílias que dormiam em frente no dia da inscrição". Marconi Lima explica que para evitar esses transtornos passaram a entrevistar os inscritos para uma seleção dos beneficiários, conforme a aptidão para o instrumento ou curso. São 12 cursos, incluindo a Musicalidade Braile, para pessoas com deficiência física.

 Prêmios que gratificam pela prova de reconhecimento
Em 2011 foram 24 concertos em escolas públicas de Natal

PRÊMIOS

Com tanto sucesso, o projeto ganhou prêmios que gratificam pela prova de reconhecimento dado à instituição. Entre os prêmios recebidos, estão o Hangar 2001, na categoria Música Voluntária; Top Social do Nordeste pela ADVB (2004); Melhor Projeto Social Prêmio Hangar 2005, e a reportagem Guia para fazer o bem, da revista Veja, edição especial de Dezembro de 2001. Atualmente, a entidade é reconhecida como Utilidade Pública Municipal e cadastrada no Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde no ano de 2010 foi eleita para o colegiado de conselheiro e conduzida à presidência do órgão, no biênio 2010-2011. 

CULTURA AGONIZA
Fim dos convênios com a Prefeitura do Natal e Governo do Estado 
pode provocar o fechamento da Casa Talento, um dos projetos culturais 
mais longevos da cidade e que já beneficiou mais de seis mil jovens carentes   
 
ONG FOI IDEALIZADA EM 1979

Em 1979, no bairro Cidade da Esperança, Márcia Pires, ainda menina, tomou conhecimento da realização de um projeto cultural denominado Projeto Espiral. Aos 14 anos, iniciou seus estudos no campo das artes, enfrentando dificuldades. Mas, a decisão da menina Márcia Pires foi essencial. Com apoio dos professores Aci Meyer e Ivo Meyer, seu caminho foi modificado. Ali era plantada a semente da Casa Talento, em 1979 -, quando a fundadora da Casa Talento, Márcia Pires, pôde participar de um projeto gratuito, evoluir profissionalmente por ele e despertar o desejo de fazer o mesmo por outros.

Mesmo de família simples, Márcia graduou-se em Educação Artística pela Universidade Potiguar (UnP) e por sua desenvoltura e empenho ganhou um estágio na Orquestra de Câmara da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1980, e na Orquestra Sinfônica do RN (1982). Passados dois anos de estágio, prestou concurso e integrou-se à Sinfônica. Ela e o violino.

Ficaram por lá 20 anos até ela se aposentar por um sério problema com a visão. E o projeto da Casa Talento nasceu mesmo em 2000, da iniciativa da agora empreendedora social, professora e violinista Márcia Pires. Hoje Márcia é aposentada da Orquestra Sinfônica do Estado e toca o projeto da Casa Talento junto com seu companheiro, Marcondi Lima. A Casa Talento desenvolve e realiza projetos sócio-culturais na cidade de Natal e Grande Natal.

 ...fonte...

...serviço...
CASA TALENTO
Rua Tenente Alberto Gomes, 1066, Alecrim - Natal/RN
  (84) 3201-1363 / 8809-9498
  casatalento_rn@hotmail.com
  www.casatalento.org.br/
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!