julho 20, 2012

A GENTE VAI SE VER AQUI...

Com o anúncio de que a Rede Globo vai gravar em Natal/RN
cenas da próxima novela das 6, os empresários do setor turístico
 alertam gestores públicos sobre a necessidade de investir 
na melhoria da infraestrutura da cidade
  fotografia: Hélio Duarte

 O CARIBE É AQUI

 Via
Novo Jornal

Natal será cenário de uma novela global. Não, não será apenas sobre sol e praia; e nem será por um ou dois capítulos, como em ocasiões anteriores. A futura novela das seis, intitulada provisoriamente de “O Caribe é aqui”, está sendo escrita por um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira, o paulista Walther Negrão, e irá tratar dos dramas e amores de um piloto de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em terras potiguares.

Mesmo com 18 capítulos já escritos, pesquisa histórica realizada e data de estreia prevista para a primeira semana de março de 2013, as Secretarias de Turismo do Estado (Setur) e de Natal (Seturde) desconhecem detalhes da iniciativa da Rede Globo. Segundo o titular da pasta estadual, Renato Fernandes, ainda não há um plano específico para garantir a vinda da equipe de gravação do folhetim. Já em Natal, o secretário Murilo Barros afirma que a gravação é benéfica para a cidade, desde que não implique em gastos.

 Morro do Careca - Ponta Negra
fotografia: Canindé Soares

De acordo com blogs e sites de notícias, a novela deverá ter os primeiros capítulos gravados em janeiro do próximo ano. O protagonista será Floriano, um piloto da FAB, que logo nos primeiros capítulos se envolverá em um triângulo amoroso. A primeira fase da novela deverá fazer referência à presença do Exército americano em Natal no período da segunda guerra mundial. Os pontos de gravação devem ser a base aérea de Parnamirim e o espaço da Rampa, próximo ao Porto de Natal, que foi um dos principais pontos de embarque e desembarque das tropas americanas.

 JAYME MONJARDIM
 Diretor de televisão e cinema, no qual estreou com o filme Olga,
nome confirmado para dirigir nova novela global

O diretor da novela também está confirmado: será Jayme Monjardim. Ele foi escolhido pela experiência em gravar novelas, filmes e seriados com conteúdo histórico. Esta não será a primeira vez que Walther Negrão escreve sobre o ambiente nordestino. Um dos seus maiores sucessos foi o folhetim “Tropicaliente”, de 1994, gravado na cidade de Fortaleza (CE). De acordo com informações da Rede Globo, o folhetim recebeu apoio financeiro do Governo do Ceará, o que resultou em bons resultados ao trade turístico cearense.  Nos meses de maio e novembro de 1994, enquanto Tropicaliente foi ao ar, o movimento de turistas foi 30% superior ao mesmo período do ano anterior.

 As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpas
fotografia: Canindé Soares

Para o gestor do turismo no Estado, Renato Fernandes, que esteve em Brasília para reuniões com técnicos do Ministério do Turismo, em breve será feito um contato com a Rede Globo para confirmar as gravações da novela no Rio Grande do Norte. Ele disse que soube do projeto através da imprensa. “É uma importante ferramenta de divulgação. Não podemos desperdiçá-la”, afirmou, ressaltando que busca a liberação de R$ 27 milhões para a divulgação do destino turístico potiguar. “Estes recursos tornarão o Rio Grande do Norte mais competitivo. Perdemos terreno para outros estados do Nordeste e voltaremos a disputar com outros destinos brasileiros, que recebem milhões para a promoção de suas belezas turísticas”, comentou Fernandes.

Os recifes de Maracajaú, chamados de Parrachos
fotografia: Canindé Soares

Já o titular do Seturde, desconhece completamente as intenções do folhetim global. “Não temos qualquer informação sobre isso. Mas daremos todo o apoio, mesmo com as dificuldades que enfrentamos para dispor recursos. Esperamos que a Rede Globo nos envie algum ofício nos dando maiores esclarecimentos”, comentou Murilo Barros.

Hoje, segundo Barros, a divulgação do destino Natal está sendo feita através de folhetos e trabalhos de exposição em feiras turísticas do Brasil e do mundo. Esta ação, aliás, é realizado em parceria com o Ministério do Turismo, empenhado em melhorar a divulgação das 12 cidades-sedes para a Copa do Mundo do 2014.

O setor hoteleiro comemora mas, ao mesmo tempo, 
alerta os gestores sobre a necessidade de investir 
na melhoria da infraestrutura da cidade
fotografia: Canindé Soares

  VISIBILIDADE

A exposição da cidade na faixa das 18h certamente deve aguçar a vontade de outros brasileiros e até estrangeiros visitarem Natal. De olho na oportunidade de incremetar os negócios, o setor hoteleiro comemora mas, ao mesmo tempo, alerta os gestores sobre a necessidade de investir na melhoria da infraestrutura da cidade.
 
Empresário e ex-secretário de Turismo do Estado, Ramzi Elali destaca o baixo custo de investimento para que a chance não se perca e Natal receba a trama escrita por Walther Negrão e dirigida por Jayme Monjardim. Pelo que se sabe, o folhetim vai narrar a história de um piloto das Forças Aéreas Brasileiras (FAB) que encontra um grande amor em terras potiguares.

fotografia: Canindé Soares

“É uma oportunidade de estarmos diariamente com um espaço destacado na programação de uma TV como a Globo e isso custa muito pouco à iniciativa privada e ao governo, que pode ajudar na alimentação, no transporte e na própria hospedagem”, avalia o hoteleiro, destacando também o exemplo do Ceará quando foi cenário da novela Tropicaliente entre maio e novembro de 1994.

 Um  passeio nas dunas de Genipabu, divertimento e  fotos inesquecíveis
 os dromedários chegam a dois metros de altura e a pesar até 500 kg
fotografia: Ângelo Cabral

De acordo com informações da Rede Globo, a trama recebeu apoio financeiro do Governo do Ceará e aumentou em 30% a movimentação turística de Fortaleza. “É só lembrar também de como O Clone teve repercussão quando parte do elenco veio gravar as cenas finais da novela nas dunas de Genipabu”, complementa Ramzi.

Questionado sobre se o estado precário em que se encontra uma das locações, o sítio histórico da Rampa, ele acredita que isso não prejudicará. “Eu não sei dos detalhes da trama, mas nosso Rio Potengi já tem uma beleza natural imensa, com certeza daqui para lá eles dão um jeito”, afirma.

...fonte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!