junho 06, 2012

RETRATOS EM CRÔNICAS COMPILADAS

  "RETRATOS INGLESES"
autor reúne crônicas sobre cultura e assuntos do Direito sob o olhar literário

MARCELO ALVES DIAS DE SOUZA
UMA SIMBIOSE ENTRE LITERATURA E DIREITO

 Por
Yuno Silva

Não adianta dominar um assunto e esbarrar na dificuldade de compartilhar informações e se fazer entendido. Para minimizar a possibilidade de qualquer contratempo linguístico, o procurador Marcelo Alves Dias de Souza investe no viés literário para abordar temas jurídicos. Colunista da  TRIBUNA DO NORTE, Alves lança nesta quarta-feira (6), às 19h, no Solar Bela Vista, o livro "Retratos Ingleses", onde apresenta uma compilação de crônicas que  traduzem o 'juridiquês' e aproximam o leitor comum de assuntos cotidianos relacionados ao campo do Direito. Ao mesmo tempo, discute assuntos de literatura e arte com o olhar de jurista.

O jurista e escritor selecionou 59 textos produzidos durante sua estadia na Inglaterra, daí o título, e o lançamento é a primeira obra chancelada pelo selo literário FeeDBack. Na capital inglesa, o potiguar cursa Doutorado em Direito no King's College London - KLC, e aproveita seu tempo livre para escrever. "A literatura vem sendo minha principal companhia durante essas temporadas em Londres", disse Marcelo Alves, que considera a escritora britânica Agatha Christie (1890-1976) a "melhor amiga". Como nos últimos quatro anos ele passou mais tempo lá do que aqui, as palavras se tornaram o principal elo com o Brasil.

"Retratos Ingleses" é o segundo título da trilogia iniciada ano passado com "Ensaios Ingleses" (Editora Queima-Bucha), e os planos para 2013 é publicar as "Crônicas Inglesas". Todo o conteúdo presente nos dois livros já lançados segue a mesma configuração, na qual o autor agrupa as crônicas de acordo com eixos temáticos: Direito e Literatura, Direito e Cinema, Educação, Ciência Política e Filosofia. "As crônicas têm sempre 'um quê' de Direito, e sempre procuro explicar os assuntos e situações retratadas a partir de temas como literatura e cinema, principalmente. Dessa maneira, a linguagem se torna mais acessível".

As crônicas problematizam, através do olhar jurídico,  questões cotidianas e corriqueiras, que muitas vezes utilizam o subterfúgio da ficção para criar situações. "Em muitos momentos, crio uma situação hipotética para dar margem às análises e elucubrações, sobre as quais traço paralelos com assuntos mais leves como o cinema".

Uma coletânea de textos semanais publicados na Tribuna do Norte
o tradicional chapéu-coco exibido na capa parece guardar 
os pensamentos londrinos do autor de “Retratos ingleses”

Além das incursões no gênero literário, Marcelo Alves também assina a publicação do livro técnico jurídico "Do precedente judicial à súmula vinculante" (Editora Juruá, 2006) e é co-autor de "Estatuto do Idoso comentado" (Editora LZN, 2006) e "Jurista Literário II" (MP Editora, 2011). "Pretendo no futuro, após a conclusão do Doutorado, elaborar um manual de Direito que lança foco sobre três abordagens: o Direito na literatura; o Direito como forma de literatura; e o Direito da Literatura".

De acordo com o procurador, esse tipo de livro - que relaciona os dois temas, Direito e literatura, em vários níveis - é bastante comum no exterior. Marcelo Alves explica o significado de cada um dos três pontos de vista: "No primeiro caso, o Direito na literatura, são aquelas histórias onde o enredo gira em torno de uma questão jurídica. 'O mercador de Veneza', de Shakespeare é um bom exemplo disso", exemplifica.

Já o Direito como forma de literatura pode ser entendido quando se considera o teor literário de uma petição, como os documentos emitidos por Rui Barbosa. "E o Direito na literatura tem a ver com direitos autorais, entre outras coisas. Esta publicação seria com perfil técnico, voltada para a orientação e pesquisa", adiantou o escritor.

Em tempo: toda a renda com a venda de "Retratos Ingleses" durante o lançamento será revertida em favor da construção do Carmelo Nossa Senhora do Sorriso e Santa Terezinha, em Emaús, Natal/RN.

SELO
 
"Retratos Ingleses" é a primeira publicação do selo editorial FeeDBack, idealizado pelo jornalista e escritor potiguar Franklin Jorge, que além de literatura também irá trabalhar com obras de autores da carreira jurídica. O próximo lançamentos estão programados para o mês de agosto, quando Jorge publica os volumes um e dois de "O escrivão de Chatham". Ainda estão no prelo do selo dois volumes sobre a mitologia e vivências do vale do Assu.
 
...fonte...
 
...serviço...
  "Retratos Ingleses" 
(FeeDBack, 214 páginas - R$ 50)
Marcelo Alves Dias de Souza
 Hoje, às 19h, no Solar Bela Vista, Cidade Alta - Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!