maio 29, 2012

REVENDO A PARIS DE AMÉRICO COSTA

"PARIS 18/20"
 Imagens atuais dos locais visitados por Américo de Oliveira Costa

REVENDO PARIS DE AMÉRICO DA COSTA

 Por
Rafael Barbosa

Percorrer Paris em três dias e conseguir reconstruir o caminho realizado pelo professor Américo de Oliveira Costa. Esta foi a missão dos dois estudantes escolhidos pela Aliança Francesa para prestarem uma homenagem ao fundador da instituição. Apaixonado pela cultura da França, Américo de Oliveira partiu rumo à  "Cidade Luz" com a única intenção de conhecer o lugar com que tanto sonhou através dos livros. A viagem havia sido planejada mais de 15 anos antes pelo acadêmico, que a fez aos 47 anos de idade.

Após o retorno da viagem, a junho de 1958, o professor realizou na Aliança Francesa de Natal  a palestra "Imagens e Itinerários de Paris", publicada na revista Cactus no ano seguinte, para contar as experiências vividas na cidade. E foi no relato desta palestra que os estudantes Arthur Silveira de Veras, de 17, Caroline Germano de Queiroz, de 20 anos, se apoiaram para fazer uma nova expedição. Saindo da cidade de Porto, em Portugal, chegaram a Paris em 27 de janeiro deste ano, e lá permaneceram até o dia 29.
 
 1958
 Américo de Oliveira partiu rumo à  "Cidade Luz" com a única intenção 
de conhecer o lugar com que tanto sonhou através dos livros  

FOTOGRAFIAS E POSTAIS 

Dos 52 pontos percorridos em 15 dias e relatados por Américo de Oliveira, os estudantes conseguiram realizar pouco mais de 20, em três dias, tempo que os dois tinham disponível para a atividade.   Carolina e Arthur documentaram a viagem através de desenhos e fotografias e vão expor o material produzido nesta quarta-feira (30), na exposição "Paris 18-20". A  mostra fará parte do sarau mensal que ocorre na escola de idiomas, às 19h, junto a outras programações artísticas organizadas pelos próprios alunos: sapateado e apresentações musicais.

 AMÉRICO DE OLIVEIRA COSTA
Um escritor múltiplo e apaixonado pela cultura potiguar e francesa

AMÉRICO DE OLIVEIRA COSTA

O macauense Américo de Oliveira Costa nasceu em 22 de agosto de 1910, e morreu em Natal em 1º de julho de 1996. O professor foi colaborador da resistência francesa na Segunda Guerra Mundial, feito que o distinguiu mais tarde com condecorações de Cavalheiro e Oficial das Palmas Acadêmicas e Cavalheiro e Oficial da ordem Nacional do Mérito, do Governo francês, além de consul honorário da França na capital potiguar.

Américo era um amante da França e dedicou toda as suas produções literárias ao país europeu e à cultura nordestina. Formado em Direito pela Faculdade do Recife, em 1935, foi prefeito eleito do município de Bebedouro, atual Agrestina, em Pernambuco, de 1935 a 1937, cassado pelo Estado Novo. Em Natal, foi chefe de gabinete do governo de Rafael Fernandes, promotor de Justiça em Currais Novos e em Mossoró, diretor do Departamento de Estatística e secretário-geral do Estado nos governos de Dix-Sept Rosado Maia e Sylvio Pedroza.

Américo de Oliveira também procurador do Estado e por duas vezes juíz do Tribunal Eleitoral, professor do Colégio Diocesano de Mossoró, do Ginásio Sete de Setembro, da Escola Doméstica, da Escola Normal, da Faculdade de Jornalismo Elóy de Souza e da Faculdade de Direito (titular e emérito) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


...fonte...
Rafael Barbosa

...serviço...
Paris 18/20
 30 de maio, 19h
 Galeria D’Arts José Valério Cavalcanti
Aliança Francesa - Natal/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!