maio 21, 2012

UM PEQUENO E ADORÁVEL CRONISTA

GABRIEL VICTOR
Ele tem 10 aninhos, mas escreve como gente grande

O PEQUENO CRONISTA

Por
Jornal DeFato.com

''Antigamente, quando eu tinha três anos, eu queria ser jogador de futebol. Mas hoje eu sei que quero ser jornalista”. Assim responde o garoto Gabriel Victor, 10 anos, àquela pergunta tradicional feita a toda criança – “o que quer ser quando crescer?”. Nada demais, se Gabriel que reside em Apodi/RN, não fosse um garoto que já demonstra possuir um estilo próprio, principalmente na escrita, e ser um menino muito especial. Ele criou um blog na Internet – As crônicas do Gabriel – (www.ascronicasdogabriel.blogspot.com) onde publica seus textos que já somam mais de cem postagens, desde fevereiro deste ano.

Com um texto que mais parece feito por um adulto, de tão bem articulado e português correto, Gabriel vem ganhando seguidores constantes para o blog que fazem comentários e divulgam o que ele escreve.

No blog, Gabriel coloca suas dúvidas de criança sobre as coisas que acontecem no mundo, fala de sua paixão pelo futebol, das suas descobertas na internet e comenta livros que ele leu ou está lendo e relata seu cotidiano.

Além da criatividade e dos textos interessantes, o pequeno cronista consegue utilizar as ferramentas disponíveis na internet para ilustrar seu pensamento como fotos e vídeos. Mas, de onde teria surgido esse interesse por escrever?

GOSTO DE LER

Os pais do menino, a professora Leila Karla e o técnico judiciário Segundo Freitas, explicam que Gabriel aprende rapidamente as coisas e despertou o gosto pela leitura muito cedo, aprendeu a ler e escrever muito bem aos 4 anos. Atualmente, cursa o 5º ano no Colégio Pequeno Príncipe, na cidade de Apodi, é um ótimo aluno, sempre passa no 3º bimestre e é muito querido na escola.

“Eu sempre gostei de ler e depois queria escrever. Meu pai me comprou um caderno onde eu escrevia poesia e contava o meu dia, até que ele sugeriu que eu fizesse um blog e daí eu comecei a postar”, conta Gabriel.

A mãe Leila conta que, por ser filho único, Gabriel tem mais a companhia de adultos por perto, mas nunca houve estímulo para que ele se comportasse como um adulto. “Gabriel é uma criança que gosta muito de brincar: jogar bola e jogos de videogame e PC, especialmente aqueles relacionados a futebol e carros”, explica a mãe.

No entanto, seu prazer pela leitura é constante. Além de livros infantis, ele gosta muito de gibis: “Ele adora ler gibis dos mais variados. Compramos, a pedido dele, todos os meses, uma média de 400 a 500 páginas e ele ‘devora’ num dia, geralmente”, conta sorrindo o pai de Gabriel.

RITUAL

Quando está escrevendo no blog, Gabriel diz que não quer ninguém por perto porque precisa se concentrar. Os pais o deixam à vontade e o texto é, realmente, todo dele. Apesar da seriedade do momento, Gabriel encara a escrita como uma grande diversão e diz que não é todo dia que escreve, mas ele já chegou a postar quatro textos em um dia e entre os assuntos que ele mais gosta de escrever está o futebol e a paixão pelo time Flamengo.

“Gosto muito de escrever sobre futebol e comentar os jogos do Flamengo”, diz o cronista.

O futuro, ele já pensou e pode ser que mude, mas Gabriel diz que quer ser jornalista para futuramente abrir uma editora, cujo nome será Gabirz. “Não sei de onde ele inventou esse nome, mas ele diz que é uma palavra francesa”, conta e sorri a mãe.

Coisa de criança, é verdade. Se continuar esperto e inteligente assim, coisa de uma criança que tem um belo futuro pela frente, com certeza.


...fonte...

...visite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!