março 04, 2012

POTENGI: UM ESTUÁRIO PRA CHAMAR DE SEU

  Aphotistas navegam pelo Estuário do Rio Potengi - Natal/RN

RIO POTENGI
A FOTOGRAFIA  POTIGUAR E O  MEIO AMBIENTE 

Por
Alex Gurgel

A Aphoto - Associação Potiguar de Fotografia, contou com mais de 60 participantes, entre sócios, amigos e convidados, em uma ação ambiental, dentro do Programa de Recuperação do Estuário do Rio Potengi, embarcando no barco-escola Chama-Maré para navegar pelo Rio Potengi e conhecer a cidade por outro ângulo. O passeio ocorreu neste último final de semana (03/03) e foi uma verdadeira aula de meio-ambiente e respeito ao estuário do Potengi dentro de um roteiro conduzido por uma equipe formada por alunos e professores dos cursos de Turismo, História e Biologia da Universidade Potiguar, além de um comandante e dois marinheiros que completava a tripulação. 
    
  Barco Escola no Rio Potengi - Sentido Fortaleza dos Reis Magos
“O Chama-Maré é uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do Rio Potengi”, explicou a professora Ana Neri. O trajeto inclui as belas paisagens e cartões postais de Natal, com os professores se revezando no microfone, dando informações ambientais e históricas sobre a paisagem que está sendo fotografada.

  As aulas-passeio se desenvolvem em uma embarcação do tipo Catamarã

Saindo do Iate Clube, o catamarã segue no sentido da Boca da Barra, passando pela Ponte Newton Navarro, Fortaleza dos Reis Magos, Redinha e Cemitério dos Ingleses. O Chama-Maré segue em direção à Ponte de Igapó e volta pela Base Naval e Porto de Natal, passando pelo Canto do Mangue e Pedra do Rosário. Esse percurso, de cerca de 1h30.    

 Iniciado em  outubro de 2006
   o projeto atende a um público de 3000 pessoas/ mês

Conforme Carla Belker, diretora de eventos da Aphoto - Associação Potiguar de Fotografia, não foi cobrada taxas porque houve uma parceria entre o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) e a Aphoto para um passeio-aula no Potengi. “Além de oportunizar lindas fotos, o passeio é uma forma de estimular o desenvolvimento de uma consciência ambiental com relação a esse importante patrimônio natural da cidade que é o Rio Potengi”, disse Carla.

...fonte...
Alex Gurgel
APHOTO
Associação Potiguar de Fotografia
www.aphoto.com.br

 ...fotografia...
Alex  Gurgel
&
www.barcoescolachamamare.blogspot.com

...visite... 
 Projeto Chama-Maré - Estuário Rio Potengi 
Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!