janeiro 21, 2012

PROCURA-SE ESCRITORES EM SOLO POTIGUAR

"Existe literatura potiguar?"

 PROCURA-SE ESCRITORES
EDITAL QUE PREVÊ PUBLICAÇÃO DE 30 LIVROS
SEGUE COM 12 INSCRITOS

 Por
Sérgio Vilar

O título de matéria publicada em O Poti/Diário de Natal há dois meses questionava: "Existe literatura potiguar?". O resultado do edital de publicações lançado pela secretária extraordinária de Cultura em 2011 mostra que não. Ou pelo menos que é insignificante. O edital prevê patrocínio para publicação de 30 livros. E o que deveria ser disputa pela oportunidade virou apelo da Secult para mais participação. Apenas 12 autores se inscreveram. O prazo para inscrição foi prorrogado duas vezes no ano passado para oferecer novas chances aos autores. Sem resultado, a secretária Isaura Rosado decidiu ontem deixar as inscrições abertas permanentemente até preencher os 30 títulos aptos a publicação. "E olhe que em cada um dos 30 municípios que visitei chamei a atenção para este edital".

Os critérios para a seleção incluem obras que contribuam para o registro histórico das origens potiguares e também para o desenvolvimento de novas linguagens culturais. A Secretaria pretende publicar, além de livros, cordéis, ensaios antropológicos, inéditos de autores consagrados e até quadrinhos. Cada um dos 30 títulos a serem publicados terá tiragem de 500 exemplares. Destes, 200 ficarão com os autores e o restante encaminhado para bibliotecas nacionais, à mídia especializada, ao governo e à reserva técnica da Gráfica Manimbu. Um dos objetivos deste edital é atuar diretamente no fomento e na formação de escritores e leitores. "É mais uma ação do Governo para apoiar e difundir a cultura potiguar através da literatura", destaca a secretária.

A Secult nomeou uma comissão técnica formada por Racine Santos, Carlos Gurgel e José Albano para avaliar o material enviado sob a ótica das exigências do edital. E uma segunda comissão para analisar o mérito das obras, formada por Vicente Serejo, Carlos de Souza, Tarcísio Gurgel, Iaperi Araújo e Sérgio Vilar. Já foram enviadas 13 obras, sendo aprovadas 12 pela comissão técnica e o cordel será encaminhado à edital específico para esse gênero literário. Parte dos livros foi distribuída ontem entre membros da comissão de análise de mérito. Outra parte será entregue ainda este mês. "Nossa intenção é iniciar o lançamento dos primeiros livros assim que passar o período do carnaval", adiantou Isaura Rosado.

Prestes a ser lançado o livro inédito de João Alves de Melo
  contendo três fotos nunca publicadas de Saint Exupéry
ilustração: coletada via internet

LANÇAMENTOS À VISTA

Três livros de reconhecido valor literário já estão prontos para lançamento. O livro de prosa Cidade dos Reis foi apresentado ontem ao autor, Carlos de Souza. Estão na agulha também o esperado título do folclorista Deífilo Gurgel, O Romanceiro Potiguar. E ainda um livro inédito de João Alves de Melo contendo três fotos nunca publicadas de Saint Exupéry, possivelmente em Natal - retomando a polêmica da presença ou não do aviador francês na capital potiguar. Esses três livros foram publicações avulsas, sem o crivo de edital ou comissão. Assim como foram publicados 24 títulos (afora 11 cordéis) em 2011. 

 Pinacoteca do Rio Grande do Norte
fotografia: Fellipe Souza  

COMISSÃO AVALIARÁ CONTEÚDO DAS OBRAS

Todos os outros 30 livros programados para publicação em 2012 serão analisados pela comissão. "Esses 24 títulos publicados (incluindo dois catálogos, de Fé Córdula e outros sobre as Joias da Pinacoteca Potiguar) foram livros já encaminhados, alguns semiprontos pela Fapern e outros que julgamos importantes para o acervo literário potiguar. É possível que tenhamos cometido alguma injustiça. Mas foi importante retomar esse ritmo de publicações e este ano haverá um crivo técnico para melhor avaliação", disse a secretária. A última gestão, comandada pelo cordelista Crispiniano Neto publicou menos de dez livros em quatro anos. "Conseguimos resgatar a Gráfica Manimbu com cinco máquinas doadas pela Fapern, que eu havia comprado para a gráfica de lá e eles julgaram que deveriam vir pra cá". As máquinas são uma off-set e outras quatro para acabamento de impressão.

Entre os livros publicados no ano passado estão obras de Adriano de Souza, Dorian Gray Caldas, Paulo Jorge Dumaresq, Iaperi Araújo, Enélio Petrovich, Marize Castro, Maia Pinto, Antônio Júnior, José Lacerda Felipe e outros. Além de 11 cordéis e três edições da Preá, sendo uma já pronta e com lançamento previsto para fevereiro. Isaura Rosado também adiantou que todos os lançamentos previstos para 2012 virão acompanhados de outra solenidade, para contenção de custos de buffet e logística. "Ou é assim ou a Fundação vai viver de festa", brincou a secretária.  

 O acervo literário potiguar em crescente refomulação
 ilustração: coletada via internet

INSCRIÇÃO

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer à Fundação José Augusto com requerimento e formulário de identificação do autor, incluindo mini-currículo (entre 5 e 10 linhas), resumo informativo do trabalho entre 100 e 300 linhas, digitado em fonte Times 12, espaço 1,5 em duas vias impressas e também em meio eletrônico; termo de entrega e compromisso do autor com a Secretaria /FJA/Gráfica e Editora Manimbu. Cada proposta deverá estar inteiramente editorada, pronta para impressão, em arquivo aberto, acompanhada dos originais do livro em três vias, sendo duas impressas e uma em CD-R ou DVD, à exceção dos projetos de reedições. Nos originais devem constar: o texto a ser publicado, apresentação, sumário, anexos, orelhas quando houver, e capa (até 4 cores). 


...fonte...
Sérgio Vilar

2 comentários:

  1. Será que não faltou divulgação?
    Acredito que sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho. Vou correndo avisar um amigo do RN que mora aqui no Rio. Sempre dou forças para ele se inscrever em projetos da empresa, mas ele se intimida. Tem pessoas que sabem escrever e não quer publicar. Precisaria de mais divulgação. Ah se eu soubesse escrever alguma coisa, queria saber escrever crônicas. Amei esse post e vou linkar no blog.

      Excluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!