dezembro 22, 2011

UM CHARGISTA A SERVIÇO DO SEU SORRISO

Seu nome é destaque no jornalismo potiguar quando o assunto é charge

  IVAN CABRAL
UM CHARGISTA A SERVIÇO DO SEU SORRISO

 Por
Marcos Sá de Paula

Ivan Cabral, é natural de Areia Branca/RN, de onde saiu aos 4 anos com a família em busca de melhores oportunidades na capital. Casado há 25 anos com Ana Maria, é pai de Ana Raquel e Davi Severiano. O chargista do NOVO JORNAL, desde criança desenhava em todo papel que encontrava. Por várias vezes, inclusive, foi castigado pelo pai por rabiscar as partes internas das capas de seus LP´s.

Os rabiscos continuaram durante toda a sua formação educacional até que, no antigo 2º grau da ETFRN, conheceu o professor Walfredo Brasil, ex-religioso também conhecido como Dom Lucas Brasil, que o apresentou aos integrantes do Grupehq - Grupo de Pesquisa de Histórias em Quadrinhos. Nesse caso, foi Brasil quem descobriu Cabral. O contato com Emanoel Amaral, Aucides Sales e Edmar Viana, dentre outros, proporcionou um amadurecimento na sua técnica de desenho e no uso de material profissional.


Nesse  período, publicou na Maturi, fanzine produzido pelo grupo, mas sua estreia como chargista se deu quando substituiu Edmar Viana, afastado em decorrência de uma enfermidade, na coluna Cartão Amarelo, do Diário de Natal, em 1983. Quatro anos depois, substituiu outro chargista: Cláudio Oliveira. Em 1988, com a saída definitiva de Edmar do jornal, Ivan assumiu definitivamente a posição de titular no humor impresso potiguar.

 
O desafio diário de produzir uma charge levou ao amadurecimento profissional. Em 1997, foi premiado no Salão de Humor de Volta Redonda (RJ) e no Salão de Humor sobre Gastos Públicos da UNACON (DF), ambos em 1º lugar. No ano seguinte conquistou novamente o 1º lugar no Salão de Volta Redonda e em 1999 foi classificado em 2º lugar no Salão de Humor de Natal.

 
Além disso, recebeu várias menções honrosas em diversos salões (Santo André-SP, Caratinga-MG, Basília-DF). Em 2008 conclui uma dissertação de Mestrado  em Educação na UFRN: “Sorriso Pensante: o humor gráfico e a formação do leitor”, sob a orientação da professora e escritora Marly Amarilha. Em 2011, foi eleito melhor cartunista quando recebeu o Troféu Cultura, em sua 8ª edição.

 
Ivan Cabral é co-autor do livro Já Era Collor, em parceria com Edmar Viana, Cláudio Oliveira e Emanoel Amaral e autor do livro Humor Diário, um coletânea de charges de sua autoria, além de manter o site Sorriso Pensante (www.ivancabral.com), onde publica charges, quadrinhos e ilustrações. Para ele, o humor da charge vai além do besteirol, do riso pelo riso.

Pelo contrário, a charge visa o riso reflexivo, crítico, inteligente, com o peso de um editorial. É um texto jornalístico e precisa ser igualmente ético, apesar da “licença poética” proporcionada pelo humor. 


...fonte...

...fotografia...
acervo particular

 ...charges...
Ivan Cabral
ivankabral@gmail.com
(84)8872-0874

...visite...
www.ivancabral.com

...RETROSPECTIVA POTIGUARTE... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!