novembro 05, 2011

O ILUSTRADOR DE SONHOS

  WIL MINETTO
 Nascido em uma geração distante da era dos bolachões e das lendárias capas de discos, 
Design paulista - radicado em Natal - desponta como um dos mais talentosos criadores 
do mercado fonográfico brasileiro e disputado por uma gama de artistas nacionais

O ARTISTA POR TRÁS DAS CAPAS

Por
Yuno Silva

Nada mais verdadeiro que a máxima "filho de peixe, peixinho é" para traduzir a trajetória profissional do designer paulista Wil Minetto. Filho, sobrinho e primo de publicitários, Wil bem que tentou 'escapar' da área de comunicação visual ao cursar Informática no ensino médio e na universidade. Não teve jeito, a arte estava no sangue: influenciado pela família, sempre gostou de "rabiscar" em programas de computador que criam a manipulam imagens, e seu talento acabou servindo como bússola para a mudança de rumo.

Natural de Limeira, cidade do interior de São Paulo, o designer de 27 anos acabou vindo parar em Natal há três anos por pura obra do acaso - ou do destino: conheceu sua atual noiva pela internet e não pensou duas vezes antes de trocar o Sudeste pela capital potiguar. E foi aqui que as coisas começaram a acontecer com intensidade: trabalhando pela internet, longe do eixo Rio-São Paulo, Wil é responsável pelo designer de páginas eletrônicas e capas de discos de uma lista interminável de artistas conhecidos do grande público como Os Mutantes, Oswaldo Montenegro, Arnaldo Antunes, Paula Lima, Wanessa Camargo, Funk Como Le Gusta, Luciana Mello, Negra Li, Jair Oliveira, Edgard Scandurra,  Fernanda Porto, Mônica Agena (Natiruts), Leandro Lehart e Zé Geraldo.   

Imagem para shape, vencedora do concurso da operadora OI no final de 2008

"Em São Paulo, cheguei a atuar na área de informática, mas, quando passei a postar algumas imagens na internet, naquela época do fotolog, começaram a surgir alguns trabalhos. Acabei migrando naturalmente para o designer. Aliei trabalho e hobby", disse Minetto, que se aperfeiçoou no curso de Direção de Arte na Escola Belas Artes de São Paulo.

MySpace  para  Wanessa (Camargo) © 2009 -  Acesse :www.myspace.com/wanessacamargo

COMEÇO DA CARREIRA FOI NO MERCADO DO ROCK

Há cerca de seis anos, a arte de Wil ainda não tinha sido descoberta pelos famosos e seus trabalhos estavam mais ligados à publicidade e bandas de rock. "Tudo começou com uma banda de rock de Curitiba. Viram um desenho meu e perguntaram se eu fazia capas de disco. Disse: não, mas posso começar agora! Como também tocava, esse universo da música estava bem próximo, e a propaganda boca a boca acabou gerando novas indicações - uma coisa foi levando a outra", esclareceu.

Harlequin, uma das criações de Minetto que ele batizou de sonhos

Enquanto os contatos profissionais se multiplicavam pelo Sudeste, Wil conheceu a noiva natalense, com quem vai se casar em janeiro do próximo ano, e largou tudo para se arriscar por essas paragens. Em Natal, logo voltou a atuar na área publicitária (onde está até hoje, trabalhando com direção de arte na agência Mariz Comunicação Integrada). Até que "um belo dia recebo ligação da equipe de produção da Wanessa Camargo. Nem sei onde conseguiram meu contato, mas encomendaram uma capa de disco". Foi apenas a primeira de uma enxurrada que estava por vir.

Anúncio premiado (2º lugar) - Festival Publicitário de Limeira/SP
Criação/Redação: Wil Minetto e Rômulo Tavares

"Nesse mesmo período, da Wanessa Camargo, foram surgindo outros trabalhos nessa área - e cada vez mais. Natal trouxe muita sorte, pois estava em São Paulo, ali pertinho de tudo e de todos, mas as portas se abriram aqui", comemora. "Esses últimos três anos foram bem intensos", disse Wil Minetto, que para atender todas as demandas - como a criação da página eletrônica d'Os Mutantes por exemplo - arregimentou uma equipe de colaboradores virtuais em várias partes do Brasil. "Não vendo só a imagem, há um pacote completo de serviços, e como os projetos foram ficando cada vez maiores e mais complexos preferi manter o foco no design e na direção de arte", frisou.

 Jair Oliveira (Jairzinho) © 2010  - Acesse: www.myspace.com/jair.oliveira

Artista da geração Internet, Minetto mantém projetos à distância. O designer contou que o contato com os grandes artistas geralmente acontecem via telefone ou e-mail. "Uso muito a internet para tocar os projetos, inclusive para participar de reuniões virtuais com fotógrafos antes de alguns ensaios - que normalmente são feitos em outros estados". 

Dr3aM F4cTorY

Acostumado a lidar com gente de toda parte, o designer lembrou de algumas passagens interessantes sobre sua relação com os clientes famosos: "Esses dias recebi ligação da Fafá de Belém, mas o sinal do celular estava tão ruim que tive que desligar na cara dela umas duas vezes antes de entender do que de fato se tratava, foi surreal", recorda. "Trabalhar com o Sérgio Dias, d'Os Mutantes, foi uma grande satisfação. Cresci em outra época, sou fã deles, então considero um privilégio", afirma.

 Arte completa para o novo CD do Oswaldo Montenegro "De Passagem" © 2011

Além de lidar com a produção dos artistas, Minetto também conversa com os próprios: "Oswaldo Montenegro, Paula Lima  e Leandro Lehart me ligaram. Mas de todos esses, os únicos que conheci pessoalmente foram da trupe 'O Teatro Mágico', quando estiveram em Natal no começo de outubro", disse o paulista, que foi ontem ao show do Oswaldo Montenegro para, finalmente, conhecer o cliente famoso.  Pessoalmente.

 
Les Toréadors Hunters

DESENHOS VIRARAM TATOOS

Além de ilustrar capas de discos e  páginas eletrônicas, seus desenhos também se transformaram em tatuagens - algumas, inclusive, foram vendidas e/ou divulgadas nos Estados Unidos, Europa, Iraque e até no Kuwait. Também já foi destaque em revistas como Photoshop Creative e Computer Arts, e venceu concursos nacionais para Oi e Camiseteria, entre outros internacionais.


...fonte...
Yuno Silva
 
...visite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!