agosto 23, 2011

PALHAÇO: O FACILITADOR DE SORRISOS

Um palhaço batizado por Luiz Gonzaga: "Palhaço Facilita"

  A OUTRA FACE DO PALHAÇO

José Milton Mariano Silva, 57 anos, nasceu nas Alagoas, mas foi o Rio Grande do Norte que ele escolheu como lar. Aqui, há exatos 38 anos, escolheu uma difícil profissão: a de fazer as pessoas sorrirem. Em meio ao calor do sertão potiguar, José Milton deu vida a um personagem muito famoso na infância de muitos potiguares, inclusive em Mossoró. Afinal, quem nunca na década de 80 ouviu falar do Circo do Palhaço Facilita? Pois é, ambos - José Milton e Facilita - são as mesmas pessoas e muitas vezes se confundem como única.

Agora, um documentário em vídeo conta a história do palhaço. Intitulado "O circo do Palhaço Facilita", o vídeo foi lançado na última quinta-feira, 18, em Natal, e é considerado um filme de média-metragem, haja vista que tem 29 minutos de duração e deverá ser mostrado em Mossoró posteriormente, segundo seus colaboradores. "Tive essa ideia a partir de uma visita que fiz ao circo, isso há três anos, e desde então tenho um caso de amor com a história do palhaço", conta Érica Lima, diretora do documentário.

As histórias "universais" citadas pela diretora podem ser vistas já na sinopse da produção, que resume o nascimento de "Facilita" em razão do fascínio que a figura do palhaço sempre encantou o menino alagoano José Mariano da Silva, que aos 13 anos, contrariando seu pai, fugiu com um circo em busca do seu sonho: tornar-se uma figura da qual admirava. Entretanto, a busca desse sonho não veio fácil. Segundo Érica Lima, no início ele vigiava a cerca, trabalhava na limpeza e vendia pipoca. Aos poucos, conquistou seu espaço e tornou-se o palhaço Facilita. O batismo ocorreu em pleno picadeiro, pelo cantor Luiz Gonzaga. 

Idealizado há três anos pela diretora Érica Lima, o documentário em média-metragem
"O Circo do Palhaço Facilita" conta a trajetória do picadeiro mais tradicional do RN

"Fui pego de surpresa com o convite de contarem minha história", diz Facilita, que atualmente se encontra com seu circo no conjunto Panatis - zona norte de Natal. "Eu imaginava que um dia minha vida pudesse ser contada de alguma forma, mas assim com um filme e com pessoas da terra, estou muito feliz", diz ele, que reclama das dificuldades que hoje tem em fazer as pessoas sorrirem. "O mundo tem muita pornografia e a inocência, de certa forma, acabou. Mas quem é um bom palhaço nunca perde a majestade", argumenta. 

Com problemas de saúde, o palhaço faz questão de ressaltar sua ligação com Mossoró: "Tenho filhos que nasceram em Mossoró; eu quero muito voltar à cidade." Entretanto, ele explica que, devido a sua saúde, viajar tornou-se tarefa mais difícil e, por isso, as apresentações de seu circo se restringem a maior parte na Região Metropolitana de Natal, onde passa cerca de 20 dias em cada localidade. 

"O circo do Palhaço Facilita" é uma produção do "Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura", com o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura de Natal (FIC). O projeto contempla, também, a produção de cem cópias de DVD para distribuição gratuita. Baseado em depoimentos do próprio palhaço e de pessoas próximas a ele, Trata-se de um roteiro em que "todos vão se identificar". "É uma história universal, tem suas peculiaridades, afinal é uma história de vida. No entanto, as dificuldades ali mostradas são universais", enfatiza Érica Lima.
 
O documentário foi produzido e finalizado em um período de cinco meses, com o acompanhamento de espetáculos, do cotidiano do circo e momentos especiais, como o aniversário de Facilita, comemorado no circo, e o reencontro com uma filha que também é artista de circo. O cantor potiguar Fernando Luiz faz uma participação especial no filme com uma canção que compõe a trilha original do documentário.
  
Érika Lima e o produtor Jéferson Rocha, da 'Caminhos Comunicação'
contabilizam, pelo menos, quatro documentários

IMAGENS DA VIDA DE PALHAÇO
Por
Yuno Silva

Jornalista e radialista, Érica trabalha como diretora de produção da TV Universitária e faz questão de dividir os créditos do documentário com a equipe do Coletivo Caminhos Comunicação & Cultura: "Nosso grupo já realizou outros projetos audiovisuais e todos trabalhamos juntos, independente de quem esteja na direção", frisa - na produção estão Alexandre Santos e Jeferson Rocha, também responsáveis pela edição do documentário.

COLETIVO AUDIOVISUAL

O Coletivo ganhou forma em 2006, durante as filmagens do curta-metragem "Com quantas Ave Marias se faz uma Santa", e de lá para cá realizaram o conceitual e inclusivo "Mais que um filme legendado" (2007), realizado com pessoas surdas, e a série "Almas da Rua" (2009). vale registrar que os recursos para a produção do documentário "O Circo do Palhaço Facilita" incluem 100 cópias em DVD que serão distribuída em escolas e instituições de forma gratuita.

REENCONTRO

"Queremos mostrar com este filme um pouco do cotidiano de um pequeno circo, que como tantos outros sobrevive de forma precária,  mas sempre com muita esperança, bom humor e força de vontade. Também ficamos muito satisfeitos de ter proporcionado o reencontro de facilita com sua filha e o genro, e espero ter conseguido mostrar na tela o homem que existe por trás do personagem", disse a diretora, para quem a realização do documentário representa a concretização de um projeto que há muito tempo estava em forma de sonho. "O lançamento do documentário proporciona uma sensação de dever cumprido por poder contribuir para chamar atenção sobre a importância da arte do circo e, principalmente, da figura do palhaço, que tem uma tarefa tão grandiosa de levar alegria para as pessoas", conclui Érica Lima.
 

COTIDIANO  

Atualmente montado na zona Norte de Natal, próximo a área de lazer do conjunto Panatis, o Circo do Palhaço Facilita é formado por 15 pessoas que se dividem para desempenhar todas as tarefas: artistas que trabalham tanto na montagem da lona, quanto na bilheteria, no carrinho de pipocas e no picadeiro. A trupe apresenta 14 números, entre eles performances de malabarismo, contorcionismo, trapézio e mágica. Mas é o Palhaço e a macaca Xuxa, há 22 anos parceira do artista, as grandes atrações da humilde lona que começou como empanada.

...fonte...
 A OUTRA FACE DO PALHAÇO
www.defato.com

 IMAGENS DA VIDA DE PALHAÇO
Yuno Silva
www.tribunadonorte.com.br

...fotografias... 
Rodrigo Sena - Alexandre Santos - Adriano Abreu  

 ...informações sobre o documentário...
 Dayana Oliveira
84.9138-7111 
Érica Lima
84.8805-5468 / 84.9176-5095 
 
...O circo do Palhaço Facilita... 
Trailer/YouTube

...visite...
http://www.olharcultural.com/

...DEPOIMENTO...
Por
Paulo Fonseca

No início do ano de 1988, em fevereiro precisamente, eu fazia parte de um "Grupo de Serviços" conhecido como Ordem DeMolay. É uma instituição internacional patrocinada pela Maçonaria que tem várias sedes no Estado, inclusive em Natal. Hoje não integro mais a instituição mas, naquele ano, realizamos uma campanha para os desabrigados das chuvas no Estado do Acre, que ficou conhecida como S.O.S. ACRE. Organizamos tudo, divulgamos durante uma semana, conseguimos vários patrocinadores (Café São Braz - com o empréstimo de um carro de som; Exército Brasileiro - com diversas barracas; DNER - um caminhão; FAB - avião para encaminhamento dos donativos para o Acre; a rede de Supermercados Nordestão - que autorizou fosse a campanha divulgada na porta das suas lojas; a Prefeitura do Natal - que nos entregou o Estádio do Palácio dos Esportes para servir como ponto central de arrecadação; Fábrica do Rei dos Colchões, entre outros). Mas qual a relação do Palhaço Facilita com a nossa campanha? surpreendentemente, ele, sem nem nos consultar nem avisar, de livre e espontânea vontade, encampou a nossa ideia e, por várias vezes vimos uma Kombi estacionar na frente do Estádio do Palácio dos Esportes e desembarcar volumes e mais volumes de donativos... ao perguntarmos quem havia tido tamanha boa vontade em doar tanto, fomos informados de que o Palhaço Facilita havia divulgado a nossa campanha em seu circo durante toda a semana e que aquelas doações foram feitas pela comunidade carente onde o circo estava montado naquele dia. O presente relato é apenas um depoimento de RECONHECIMENTO merecido 23 anos depois, a este homem que, chamado de PALHAÇO por toda a sua vida, com seu coração, fez da arte uma maravilhosa expressão de amor ao próximo.


* * *
"O circo vai existir enquanto houver crianças na plateia"
Palhaço Facilita

Um comentário:

  1. No início do ano de 1988, em fevereiro precisamente, eu fazia parte de um "Grupo de Serviços" conhecido como Ordem DeMolay. É uma instituição internacional patrocinada pela Maçonaria que tem várias sedes no Estado, inclusive em Natal. Hoje não integro mais a instituição mas, naquele ano, realizamos uma campanha para os desabrigados das chuvas no Estado do Acre, que ficou conhecida como S.O.S. ACRE. Organizamos tudo, divulgamos durante uma semana, conseguimos vários patrocinadores (Café São Braz - com o empréstimo de um carro de som; Exército Brasileiro - com diversas barracas; DNER - um caminhão; FAB - avião para encaminhamento dos donativos para o Acre; a rede de Supermercados Nordestão - que autorizou fosse a campanha divulgada na porta das suas lojas; a Prefeitura do Natal - que nos entregou o Estádio do Palácio dos Esportes para servir como ponto central de arrecadação; Fábrica do Rei dos Colchões, entre outros). Mas qual a relação do Palhaço Facilita com a nossa campanha? surpreendentemente, ele, sem nem nos consultar nem avisar, de livre e espontânea vontade, encampou a nossa ideia e, por várias vezes vimos uma Kombi estacionar na frente do Estádio do Palácio dos Esportes e desembarcar volumes e mais volumes de donativos... ao perguntarmos quem havia tido tamanha boa vontade em doar tanto, fomos informados de que o Palhaço Facilita havia divulgado a nossa campanha em seu circo durante toda a semana e que aquelas doações foram feitas pela comunidade carente onde o circo estava montado naquele dia. O presente relato é apenas um depoimento de RECONHECIMENTO merecido 23 anos depois, a este homem que, chamado de PALHAÇO por toda a sua vida, com seu coração, fez da arte uma maravilhosa expressão de amor ao próximo.

    ResponderExcluir

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!