julho 17, 2011

CRIANÇAS À DERIVA... ATÉ QUANDO?

“It is hard for a dog to live on the streets. Just imagine it for a kid”
(É difícil para um cachorro viver nas ruas. Imagine para uma criança)
  RIO GRANDE DO  NORTE
TEM SEGUNDA MELHOR SITUAÇÃO EM NÚMERO DE CRIANÇAS NA RUA

Por
Jotta Paiva

O Rio Grande do Norte aparece na segunda melhor situação do Nordeste e sexta no país em número de crianças na rua. Os dados são da Primeira Pesquisa Censitária Nacional sobre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, publicada em março deste ano, através de convênio firmado entre a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEST).

A Meta Instituto de Pesquisa de Opinião, responsável pelo levantamento, identificou que no Brasil existem 23.973 crianças e adolescentes em situação de rua. O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar no ranking com 5.091 crianças em situação de vulnerabilidade vivendo ou passando a maior parte do tempo na rua, e o Maranhão em último, com apenas 23 casos. Com apenas 84 registros, o RN está entre os que têm melhor situação na pesquisa, na frente apenas de Mato Grosso, Acre, Tocantins, Roraima e o próprio Maranhão.

A Bahia, com 2.313 crianças na rua, tem a pior situação do Nordeste, atrás do Rio e de São Paulo (4.751). O Ceará (1.575) aparece na quinta posição e a Paraíba (1.011) na oitava. O levantamento foi realizado em 75 cidades de todo o país, abrangendo todas as capitais e cidades com população superior a 300 mil habitantes, conforme dados do Datasus do ano de 2004.

A pesquisa aponta que 45,5% dos entrevistados têm entre 12 e 15 anos, sendo 71,8% do sexo masculino e 28,2% do feminino. Vários são os fatores que impulsionam o abandono da casa, parcial ou integralmente, mas os principais, segundo o questionário, são brigas verbais com pai, mãe e irmão, violência doméstica e, principalmente, álcool ou drogas. 22% disseram querer ter liberdade para viver a seu modo, mas 13% vivem sem teto porque perderam suas moradias. Apenas 1,2% está nessas condições por causa da saúde mental.

QUESTIONAMENTO

A Campanha Nacional Criança Não é de Rua, formada por organizações da Sociedade Civil e do Poder Público, questiona o resultado da pesquisa. Em nota, o secretário nacional da entidade, Bernardo Rosemeyer, afirma que "na maioria das cidades brasileiras acima de 300.000 habitantes a proporção de crianças e adolescentes que se aventuram nas ruas e praças diurnamente é imensamente maior". "Além disso, os supostos dados censitários em muitos Estados da Federação devem superar em muito os números obtidos pelo instituto de pesquisa de opinião contratado", critica, duvidando dos números apresentados do Maranhão e Rio Grande do Norte.
 
MUNICÍPIOS NEGAM PROBLEMAS COM CRIANÇAS NAS RUAS
 
A secretária de Assistência Social de Assú, Maira Leiliane, garante que não existem crianças nem adolescentes vivendo nas ruas de Assú. Ela explica que o serviço de acompanhamento é feito pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), presente em todos os municípios potiguares, e pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social, com apoio do Conselho Tutelar.
Através desses órgãos, é feito um trabalho de proteção básica com as famílias em situação de risco, mas que ainda não se romperam. "São famílias que enfrentam problemas de agressividade, álcool ou droga, mas que continuam vivendo no mesmo teto", conta.

Neste ano, foi implantado no município o programa Cras nos Bairros, que leva os serviços desse órgão até as comunidades. Desde que começou, o atendimento a famílias em vulnerabilidade cresceu de 300 para 4.000. "As pessoas só procuram a Assistência Social do Município para contar seus problemas quando não conseguem mais suportar a situação", explica Maira.

Em Natal, a assessoria de imprensa da Assistência Social garantiu que não tem problema de crianças morando na rua. "O que temos são crianças que passam o dia na rua", afirma a jornalista Daniele Oliveira. Ela informa que no Cras tem uma equipe de busca ativa responsável pela fiscalização 24h, durante os 7 dias na semana, nas ruas da capital, a fim de identificar crianças e adolescentes nesta situação. 

...fonte...

...fotografia... 
A fotografia que ilustra esta postagem foi trabalhada durante a Campanha “Ajude o Patronato Santo Antonio a tirar das ruas milhares de crianças e adolescentes que precisam”, desenvolvida pela Bronx Comunicação (Curitiba-PR) com apoio da Easy Filmes, da produtora Áudio U-Dog e do fotógrafo Antônio Wolf, para o Patronato Santo Antonio de Curitiba que atende crianças carentes na cidade de São José dos Pinhais-PR. Para divulgação foram criados duas peças para TV e mídia impressa. Escolheram alguns “personagens” que vivem nas ruas da cidade e compararam sua difícil sobrevivência à das crianças que também vivem situações parecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!