junho 28, 2011

UM POTIGUAR NO OUTRO LADO DO MUNDO

Competidores terão que mostrar o aprendizado da ciência biológica em Taiwan
VESTIBULANDO REPRESENTA O RN  NO OUTRO LADO DO MUNDO

 Por
Júlio Rocha

O ano de 2011 também é de Olimpíadas onde concorrentes do mundo inteiro disputam a medalha de ouro e o lugar mais alto do pódio. Mas diferente de provas esportivas, como futebol, atletismo e natação, os competidores terão que mostrar o aprendizado da ciência biológica. No próximo dia 10 de julho tem início na cidade de Taipei, em Taiwan, território da República da China, a 22ª Olímpiada Internacional de Biologia (OIB).

A equipe brasileira contará com quatro estudantes do pré-vestibular e concluintes do Ensino Médio que foram aprovados nas seletivas entre 32 mil estudantes de todo o país. O Rio Grande do Norte estará representado pelo estudante Pablo Ivo Borges Ferreira, 19 anos, que tentará trazer o ouro inédito para o país que nos últimos anos conseguiu duas medalhas de bronze.

Pablo está fazendo cursinho no Overdose Colégio e Curso para tentar o ingresso no curso de Medicina no Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “A oportunidade de participar da olimpíada internacional, elevou a minha autoestima para continuar na preparação para o vestibular. Será uma experiência enriquecedora para a minha formação”, afirmou o estudante.

Para chegar a seleção que representará o Brasil na OIB, o caminho de Pablo Ivo passou por disciplina e muita dedicação no estudo da Biologia. O estudante que já havia tentado duas vezes o vestibular para Medicina na UFRN, mas sem conseguir a aprovação foi incentivado pelo professor e coordenado regional da Olimpíada de Biologia, Evandro Brandão a participar das seletivas.

“Eu estudava em média 6 horas por dia, além de contar com o auxílio do professor, nunca tinha participado de eventos deste tipo, mas com dedicação e esforço consegui esse resultado”, afirmou Pablo.

Na primeira fase da competição no Brasil, mais de 32 mil estudantes passaram pela seletiva que classificou 1.700 alunos. Na segunda fase foram selecionados os oito melhores do Brasil, Pablo ficou em quarto lugar e integrou a seleção com mais dois alunos cearenses e outro potiguar para a OIB, os outros quatro selecionados irão disputar a Olimpíada Ibero-Americana na Costa Rica.

“Além do conhecimento da Biologia, terei a oportunidade de conhecer uma outra cultura e interagir com estudantes de todo o mundo representando o meu estado e o meu país”, afirmou Pablo.

PARADA NO RIO, ANTES DE EMBARCAR

Pablo Ivo viaja no próximo dia 2 de julho para o Rio de janeiro, onde fará a preparação final durante uma semana com a delegação brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRN).

O embarque para Taiwan está marcado para o dia 7 com chegada no dia 9 de julho, véspera da abertura da OIB. No outro lado do mundo, Pablo Ivo irá competir com estudantes de diversos países com provas teóricas e práticas que serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por professores e coordenadores da Olimpíada.

“Vou me esforçar para trazer um bom resultado, quem sabe uma medalha para o meu Estado”, afirmou Pablo. Além das medalhas, a OIB abre um leque de oportunidades para os participantes que além de conhecer novas culturas e receberem certificados de participação, poderão concorrer a bolsas de iniciação científica em universidades europeias e norte-americanas.

Cláudia Alves, mãe de Pablo afirma o orgulho de ver o filho se destacando a nível internacional e reforça a torcida por um bom desempenho. “Estou bastante orgulhosa e feliz com ele. Apesar da saudade e da distância por este período, vou torcer bastante pelo sucesso dele”, disse a mãe emocionada.

Antes do embarque, Pablo Ivo falou da expectativa para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia. Os vestibulandos podem conferir o vídeo no portal DN Online, através do endereço: www.dnonline.com.br/vídeos
  
...fonte...
 Júlio Rocha para o DN Vestibular

 ...fotografia...
Fábio Cortez/DN/DA.PRESS

...visite... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiz uma visita e gostei!! Passa lá você também!!!